NAWS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Modelo de Ficha de Personagem

Ir para baixo

Modelo de Ficha de Personagem Empty Modelo de Ficha de Personagem

Mensagem por Admin Sáb Set 05, 2009 8:36 am

Estamos disponibilizando o modelo para a ficha de personagem, a nossa intenção é ajudar os novatos à montar sua ficha, assim como a limpeza visual e organização das informações.
Lembre-se, esta ficha é uma sugestão, não estamos impondo que você seja obrigado à usar ela, assim como você também pode modificar a ficha como bem entende (Adicionando ou tirando qualquer um dos tópicos).
Colocarei aqui um FAQ para que qualquer pergunta seja esclarecida.
Agradecimentos ao Ryu Bateson que elaborou e coordenou a criação da ficha.

FAQ



  • Por que uma padronização?
Muitas vezes queremos saber mais sobre um char e vamos procurar por sua ficha, mas cada ficha é feita de uma forma diferente, o que faz a procura por informações difícil, as vezes por falta de organização das informações, outras por excesso de informação.


  • Uma padronização não afetaria o processo criativo da pessoa?
Depende, a idéia é organizar as informações de forma de facilitar a leitura e busca por informações. Se algo falte nessa padronização, o autor pode simplesmente adicioná-la, ou se algo não é necessário, pode omiti-la. Mas algumas coisas precisam ser padrão, como os atributos, porque são coisas que todos têm quer ter, pois fazem parte do mesmo mundo e interagem entre si.


  • Quem faz a padronização?
Todos que tiverem interessados podem participar, dando idéias e propondo mudanças/adequações.


  • Como a ficha de personagem é tratado em On? Todos sabem tudo sobre meu char em ON só porque leram a ficha dele?

A ficha de personagem serve para que as pessoas conheçam melhor seu char, assim sabendo melhor como interagir com ela em ON e também para outras coisas como: saciar a curiosidade dos outros, pra você mesmo se lembrar como seu char é, ajudar no desenvolvimento do char e também porque é divertido ^^. Mas em ON, os dados da sua ficha não são necessariamente de conhecimento público, quem define o que os outros sabem sobre seu char em ON, é você mesmo. Qualquer tentativa de usar informações de ficha pra saber de algo sobre outros personagens que seu personagem não deveria saber, é considerada Meta-jogo, ou seja, você esta tentando fazer com que seu char saiba de coisas que na verdade não deveria saber.


Última edição por Admin em Sáb Set 05, 2009 4:25 pm, editado 3 vez(es)

Admin
Administrador
Administrador

Número de Mensagens : 332
Pontos : 6332
Reputação : 3
Data de inscrição : 04/06/2008

Ficha do personagem
Nome:
Profissão:
Clã:

http://naws.omgforum.net

Ir para o topo Ir para baixo

Modelo de Ficha de Personagem Empty Re: Modelo de Ficha de Personagem

Mensagem por Admin Sáb Set 05, 2009 8:38 am

Ficha de Personagem


A ficha começa com alguns dados básicos sobre o personagem, como Nome, Idade, Altura, Etc. A quantidade de dados básicos podem variar, mas não devem conter descrições detalhadas, apenas o básico.

Exemplo:

(Nota: Char demonstrativo inexistente.)

Nome: Bars Owlford

Classe: Ferreiro

Profissão: Artesão

Idade: 41 anos

Altura: 1,63m

Peso: 94kg

Raça: Humano

Tipo sanguíneo: B

Cor de pele: Moreno, bronzeado pelo calor da forja

Olhos: Castanhos

Cabelos: Ruivo, com uma trança longa do lado esquerdo

Cheiro: Suor e alcool

Traços característicos: Cicatriz de um corte na testa, olhos grandes e penetrantes

Mão dominante: Destro

Local de Nascimento: Geffen, numa sexta-feira 13 de agosto

Hobby: Xadrez

Comida predileta: Carne de Selvagem assada, bem passada

Bebida predileta: Cerveja amarga

Note que as descrições são curtas, dizendo apenas o necessário. Colocar o nome dos dados em negrito também ajuda na hora de visualizar a informação, dar uma linha de espaço entre os dados deixa a ficha maior mas ajuda na leitura também.

Logo após os dados básicos você pode adicionar a Biografia do personagem se desejar, que é a história do personagem e detalhes sobre sua vida. Mas se a biografia começar a ficar grande, 5 parágrafos ou 1/3 da página digamos, melhor é fazer uma biografia separada e deixar apenas o link para ela na ficha. A idéa da ficha é dar uma introdução ao personagem, por isso detalhes grandes como da biografia devem ser colocados separados da ficha para não poluí-la.

Expemplo:

Biografia

Artesão de armas e ferramentas, Bars morou em Geffen até seus 26 anos, foi quando saiu numa viajem pessoal para aprimorar sua técnica, viajou por muitos cantos de Rune-Midgard e alguns outros países.

Treinou por 3 anos sua arte de forja dentro do vulcão perto de Juno, quando um dia o vulcão tremeu enquanto ele martelava o aço, fazendo com que um pedaço voasse em sua testa fazendo um corte profundo. A partir desse dia ele decidiu que nunca mais iria treinar num lugar tão estúpido como dentro da cratera de um vulcão.

Passando a morar em Alberta, casou-se com uma mulher levantadora de peso, num episódio ainda não muito bem explicado em que envolvia muita cerveja. Lá se estabeleceu e passou a prestar serviços de manutenção em âncoras e outros apetrechos navais.

A partir daqui você coloca alguns Dados Gerais sobre seu personagem, que podem conter: Personalidade; Aparência; Vestimentas, Armas e Acessórios; Possessões Valiosas; Bichos de Estimação; Pessoas em que confia; Peculiaridades, entre outras coisas. Lembrando que não é necessário ter todas essas informações e também podem ter outras que você achar necessário. O básico dessa parte é que você mostre quem ele é e o que tem.

Exemplo:

Dados gerais:


Personalidade:
Normalmente mal-humorado e rabugento, trata qualquer assunto que não for relacionado a trabalho com pouco caso, mas quando bebe fica alegre e animado, rindo a toa.
Chama a mulher em público como "aquela brutamontes", mas dizem que em casa ele é um marido dedicado. Tem muito carinho por seus cinco filhos.


Aparência:
Bars é um sujeito baixo, gordo e de braços musculosos, tem uma barba grande qual ele raramente apara, mas sempre sem bigode. De tão forte, ele é capaz de carregar sozinho uma âncora, mas dizem que sua mulher seria capaz de carregar ele junto com a âncora. Rumores que ele estaria começando a ficar careca, algo que faz ele ficar sempre irritado quando comentam.


Vestimenta e equipamentos:
Usa camisetas regatas de tecido grosso e rústico e uma calça verde igualmente rústica, botas de couro marrons pesadas e resistentes, e cinto e luvas do mesmo material. Usa uma grande Marreta de Oridecon na forja e sempre carrega uma bolsa encardida cheia de ferramentas e minérios amarrada no cinto. Usa um avental de couro resistente ao calor quando está trabalhando.


Possessões Valiosas:
Bars gosta de sempre frisar que suas possessões mais valiosas são seus cinco filhos, quatro meninos e uma menina, ele faz de tudo para vê-los sorrir.


Bichos de estimação:
Possui, por incrível que pareça, um Minorous que o ajuda na forja. Toda vez que este erra na forja, Bars faz questão de jogá-lo dentro de um grande forno de forja que possui em sua casa, como punição, muitas vezes o Minorous saiu tão vermelho que o confundiram com um Majorous. Também é companheiro de bebida de Bars.


Peculiaridades:
Quando fica irritado, Bars começa e piscar o olho direito descontroladamente.

Quando bêbado, costuma cair sempre pra esquerda, dizem que seria pelo peso de sua trança, o mais estranho é que seu Mino de estimação cai sempre para o mesmo lado que ele.

Aqui você pode notar que coloquei o título da categoria em negrito e sublinhado, e o título das descrições em negrito somente, assim ajuda na visualização e procura pelas informações.

Na última parte você vai colocar os dados que vão mostrar as características de atributos de seu personagem, o que ele sabe fazer e suas qualidades/vantagens e defeitos/desvantagens. Essa parte também mostra o que seu char sabe fazer em combate.

Primeiro os atributos.

Teremos aqui dois grupos de 6 atributos, um se reflete diretamente aos atributos do Ragnarok, o outro atributos que não existem no sistema do jogo, mas julgamos importantes para avaliar certas situações. Eles são:

Força: Força física, capacidade de dar dano físico, capacidade de carregar peso.
Agilidade: Velocidade, esquiva, rapidez.
Vitalidade: Resistência física, robustez, vida, recuperação.
Inteligência/Arcano: Afinidade com mana, magia, etc.
Destreza: Precisão, habilidade.
Sorte: Dom de coisas boas acontecerem com você ou de afastar coisas ruins.
Carisma: Dom de as pessoas se aproximarem e se afeiçoarem a você, qualidade especial de liderança.
Manipulação: Capacidade de fazer as pessoas fazerem o que você quer.
Aparência: Beleza, estética.
Percepção: Capacidade ou dom de perceber/sentir as coisas a sua volta ou nos outros.
Sabedoria: Conhecimentos acumulados.
Raciocínio: Capacidade de usar o que sabe, rapidez de pensamento, esperteza.

As medidas que podem ser usadas nesses atributos são, em seqüência: Muito Baixa, Baixa, Média, Alta, Muito Alta e Sobrenatural.

(Nota: Sobrenatural é uma medida pra usar quando algum atributo está acima do normal, se esse for o caso de um atributo de um char Não-NPC seu, deve-se justificar muito bem em "Vantagens/Qualidades".)

Segundo as Perícias.

Aqui você deve colocar coisas que seu char sabe fazer ou é bom em fazer.

Terceiro as Vantagens/Qualidades.

Nesse vão as coisas em que seu personagem é especialmente bom em fazer, coisas fora do comum e características que o enaltecem.

Por último as Desvantagens/Defeitos.

Oposto do anterior, onde você coloca no que seu personagem é fraco, não faz a mínima idéia de como fazer e características que o rebaixam.

Exemplo:

(Nota: Não achei nome melhor para esta categoria do que Informações Pertinentes por enquanto.)

Informações Pertinentes:

Atributos:

-----------------------------
Força: Alta
Agilidade: Muito Baixa
Vitalidade: Muito Alta
Inteligência: Muito Baixa
Destreza: Alta
Sorte: Baixa
-----------------------------
Carisma: Baixa
Manipulação: Baixa
Aparência: Muito Baixa
Percepção: Média
Sabedoria: Baixa
Raciocínio: Médio
-----------------------------

Perícias:

Forja e concerto de armas e ferramentas.
Construção de fornos.
Navegação.
Caretas.

Vantagens/Qualidades:
Força e resistência física.
Bom pai.
Bom coração.
Estômago de aço.

Desvantagens/Defeitos:
Assustador.
Beberrão.
Irritável.
Boca suja.

Nota-se mais uma vez o uso de negrito+sublinhado no nome da categoria e negrito nos títulos e nomes dos atributos. Separei os atributos em dois grupos, assim facilita na hora de analisar o personagem.

Juntando as quatro partes percebe-se que a ficha ficou clara, limpa e organizada; com todas as informações necessárias para entendimento do personagem, mas sem exageros.

Ficha completa:

Nome: Bars Owlford

Classe: Ferreiro

Profissão: Artesão

Idade: 41 anos

Altura: 1,63m

Peso: 94kg

Raça: Humano

Tipo sanguíneo: B

Cor de pele: Moreno, bronzeado pelo calor da forja

Olhos: Castanhos

Cabelos: Ruivo, com uma trança longa do lado esquerdo

Cheiro: Suor é alcool

Traços característicos: Cicatriz de um corte na testa, olhos grandes e penetrantes

Mão dominante: Destro

Local de Nascimento: Geffen, numa sexta-feira 13 de agosto

Hobby: Xadrez

Comida predileta: Carne de Selvagem assada, bem passada

Bebida predileta: Cerveja amarga


Biografia

Artesão de armas e ferramentas, Bars morou em Geffen até seus 26 anos, foi quando saiu numa viajem pessoal para aprimorar sua técnica, viajou por muitos cantos de Rune-Midgard e alguns outros países.

Treinou por 3 anos sua arte de forja dentro do vulcão perto de Juno, quando um dia o vulcão tremeu enquanto ele martelava o aço, fazendo com que um pedaço voasse em sua testa fazendo um corte profundo. A partir desse dia ele decidiu que nunca mais iria treinar num lugar tão estúpido como dentro da cratera de um vulcão.

Passando a morar em Alberta, casou-se com uma mulher levantadora de peso, num episódio ainda não muito bem explicado em que envolvia muita cerveja. Lá se estabeleceu e passou a prestar serviços de manutenção em âncoras e outros apetrechos navais.


Dados gerais:


Personalidade:

Normalmente mal-humorado e rabugento, trata qualquer assunto que não for relacionado a trabalho com pouco caso, mas quando bebe fica alegre e animado, rindo a toa.
Chama a mulher em público como "aquela brutamontes", mas dizem que em casa ele é um marido dedicado. Tem muito carinho por seus cinco filhos.


Aparência:

Bars é um sujeito baixo, gordo e de braços musculosos, tem uma barba grande qual ele raramente apara, mas sempre sem bigode. De tão forte, ele é capaz de carregar sozinho uma âncora, mas dizem que sua mulher seria capaz de carregar ele junto com a âncora. Rumores que ele estaria começando a ficar careca, algo que faz ele ficar sempre irritado quando comentam.


Vestimenta e equipamentos:

Usa camisetas regatas de tecido grosso e rústico e uma calça verde igualmente rústica, botas de couro marrons pesadas e resistentes, e cinto e luvas do mesmo material. Usa uma grande Marreta de Oridecon na forja e sempre carrega uma bolsa encardida cheia de ferramentas e minérios amarrada no cinto. Usa um avental de couro resistente ao calor quando está trabalhando.


Possessões Valiosas:

Bars gosta de sempre frisar que suas possessões mais valiosas são seus cinco filhos, quatro meninos e uma menina, ele faz de tudo para vê-los sorrir.


Bichos de estimação:

Possui, por incrível que pareça, um Minorous que o ajuda na forja. Toda vez que este erra na forja, Bars faz questão de jogá-lo dentro de um grande forno de forja que possui em sua casa, como punição, muitas vezes o Minorous saiu tão vermelho que o confundiram com um Majorous. Também é companheiro de bebida de Bars.


Peculiaridades:

Quando fica irritado, Bars começa e piscar o olho direito descontroladamente.

Quando bêbado, costuma cair sempre pra esquerda, dizem que seria pelo peso de sua trança, o mais estranho é que seu Mino de estimação cai sempre para o mesmo lado que ele.


Informações Pertinentes:

Atributos:

-----------------------------
Força: Alta
Agilidade: Muito Baixa
Vitalidade: Muito Alta
Inteligência: Muito Baixa
Destreza: Alta
Sorte: Baixa
-----------------------------
Carisma: Baixa
Manipulação: Baixa
Aparência: Muito Baixa
Percepção: Média
Sabedoria: Baixa
Raciocínio: Médio
-----------------------------

Perícias:

Forja e concerto de armas e ferramentas.
Construção de fornos.
Navegação.
Caretas.

Vantagens/Qualidades:

Força e resistência física.
Bom pai.
Bom coração.
Estômago de aço.

Desvantagens/Defeitos:
Assustador.
Beberrão.
Irritável.
Boca suja.


Espero que esse texto ajude a fazer a ficha de seus personagens.

Admin
Administrador
Administrador

Número de Mensagens : 332
Pontos : 6332
Reputação : 3
Data de inscrição : 04/06/2008

Ficha do personagem
Nome:
Profissão:
Clã:

http://naws.omgforum.net

Rachiele gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos