Modelo de Ficha de Personagem

Ir em baixo

Modelo de Ficha de Personagem

Mensagem por Admin em Sab Set 05, 2009 8:36 am

Estamos disponibilizando o modelo para a ficha de personagem, a nossa intenção é ajudar os novatos à montar sua ficha, assim como a limpeza visual e organização das informações.
Lembre-se, esta ficha é uma sugestão, não estamos impondo que você seja obrigado à usar ela, assim como você também pode modificar a ficha como bem entende (Adicionando ou tirando qualquer um dos tópicos).
Colocarei aqui um FAQ para que qualquer pergunta seja esclarecida.
Agradecimentos ao Ryu Bateson que elaborou e coordenou a criação da ficha.

FAQ



  • Por que uma padronização?
Muitas vezes queremos saber mais sobre um char e vamos procurar por sua ficha, mas cada ficha é feita de uma forma diferente, o que faz a procura por informações difícil, as vezes por falta de organização das informações, outras por excesso de informação.


  • Uma padronização não afetaria o processo criativo da pessoa?
Depende, a idéia é organizar as informações de forma de facilitar a leitura e busca por informações. Se algo falte nessa padronização, o autor pode simplesmente adicioná-la, ou se algo não é necessário, pode omiti-la. Mas algumas coisas precisam ser padrão, como os atributos, porque são coisas que todos têm quer ter, pois fazem parte do mesmo mundo e interagem entre si.


  • Quem faz a padronização?
Todos que tiverem interessados podem participar, dando idéias e propondo mudanças/adequações.


  • Como a ficha de personagem é tratado em On? Todos sabem tudo sobre meu char em ON só porque leram a ficha dele?

A ficha de personagem serve para que as pessoas conheçam melhor seu char, assim sabendo melhor como interagir com ela em ON e também para outras coisas como: saciar a curiosidade dos outros, pra você mesmo se lembrar como seu char é, ajudar no desenvolvimento do char e também porque é divertido ^^. Mas em ON, os dados da sua ficha não são necessariamente de conhecimento público, quem define o que os outros sabem sobre seu char em ON, é você mesmo. Qualquer tentativa de usar informações de ficha pra saber de algo sobre outros personagens que seu personagem não deveria saber, é considerada Meta-jogo, ou seja, você esta tentando fazer com que seu char saiba de coisas que na verdade não deveria saber.


Última edição por Admin em Sab Set 05, 2009 4:25 pm, editado 3 vez(es)

Admin
Administrador
Administrador

Número de Mensagens : 332
Pontos : 4290
Reputação : 3
Data de inscrição : 04/06/2008

Ficha do personagem
Nome:
Profissão:
Clã:

Ver perfil do usuário http://naws.omgforum.net

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Modelo de Ficha de Personagem

Mensagem por Admin em Sab Set 05, 2009 8:38 am

Ficha de Personagem


A ficha começa com alguns dados básicos sobre o personagem, como Nome, Idade, Altura, Etc. A quantidade de dados básicos podem variar, mas não devem conter descrições detalhadas, apenas o básico.

Exemplo:

(Nota: Char demonstrativo inexistente.)

Nome: Bars Owlford

Classe: Ferreiro

Profissão: Artesão

Idade: 41 anos

Altura: 1,63m

Peso: 94kg

Raça: Humano

Tipo sanguíneo: B

Cor de pele: Moreno, bronzeado pelo calor da forja

Olhos: Castanhos

Cabelos: Ruivo, com uma trança longa do lado esquerdo

Cheiro: Suor e alcool

Traços característicos: Cicatriz de um corte na testa, olhos grandes e penetrantes

Mão dominante: Destro

Local de Nascimento: Geffen, numa sexta-feira 13 de agosto

Hobby: Xadrez

Comida predileta: Carne de Selvagem assada, bem passada

Bebida predileta: Cerveja amarga

Note que as descrições são curtas, dizendo apenas o necessário. Colocar o nome dos dados em negrito também ajuda na hora de visualizar a informação, dar uma linha de espaço entre os dados deixa a ficha maior mas ajuda na leitura também.

Logo após os dados básicos você pode adicionar a Biografia do personagem se desejar, que é a história do personagem e detalhes sobre sua vida. Mas se a biografia começar a ficar grande, 5 parágrafos ou 1/3 da página digamos, melhor é fazer uma biografia separada e deixar apenas o link para ela na ficha. A idéa da ficha é dar uma introdução ao personagem, por isso detalhes grandes como da biografia devem ser colocados separados da ficha para não poluí-la.

Expemplo:

Biografia

Artesão de armas e ferramentas, Bars morou em Geffen até seus 26 anos, foi quando saiu numa viajem pessoal para aprimorar sua técnica, viajou por muitos cantos de Rune-Midgard e alguns outros países.

Treinou por 3 anos sua arte de forja dentro do vulcão perto de Juno, quando um dia o vulcão tremeu enquanto ele martelava o aço, fazendo com que um pedaço voasse em sua testa fazendo um corte profundo. A partir desse dia ele decidiu que nunca mais iria treinar num lugar tão estúpido como dentro da cratera de um vulcão.

Passando a morar em Alberta, casou-se com uma mulher levantadora de peso, num episódio ainda não muito bem explicado em que envolvia muita cerveja. Lá se estabeleceu e passou a prestar serviços de manutenção em âncoras e outros apetrechos navais.

A partir daqui você coloca alguns Dados Gerais sobre seu personagem, que podem conter: Personalidade; Aparência; Vestimentas, Armas e Acessórios; Possessões Valiosas; Bichos de Estimação; Pessoas em que confia; Peculiaridades, entre outras coisas. Lembrando que não é necessário ter todas essas informações e também podem ter outras que você achar necessário. O básico dessa parte é que você mostre quem ele é e o que tem.

Exemplo:

Dados gerais:


Personalidade:
Normalmente mal-humorado e rabugento, trata qualquer assunto que não for relacionado a trabalho com pouco caso, mas quando bebe fica alegre e animado, rindo a toa.
Chama a mulher em público como "aquela brutamontes", mas dizem que em casa ele é um marido dedicado. Tem muito carinho por seus cinco filhos.


Aparência:
Bars é um sujeito baixo, gordo e de braços musculosos, tem uma barba grande qual ele raramente apara, mas sempre sem bigode. De tão forte, ele é capaz de carregar sozinho uma âncora, mas dizem que sua mulher seria capaz de carregar ele junto com a âncora. Rumores que ele estaria começando a ficar careca, algo que faz ele ficar sempre irritado quando comentam.


Vestimenta e equipamentos:
Usa camisetas regatas de tecido grosso e rústico e uma calça verde igualmente rústica, botas de couro marrons pesadas e resistentes, e cinto e luvas do mesmo material. Usa uma grande Marreta de Oridecon na forja e sempre carrega uma bolsa encardida cheia de ferramentas e minérios amarrada no cinto. Usa um avental de couro resistente ao calor quando está trabalhando.


Possessões Valiosas:
Bars gosta de sempre frisar que suas possessões mais valiosas são seus cinco filhos, quatro meninos e uma menina, ele faz de tudo para vê-los sorrir.


Bichos de estimação:
Possui, por incrível que pareça, um Minorous que o ajuda na forja. Toda vez que este erra na forja, Bars faz questão de jogá-lo dentro de um grande forno de forja que possui em sua casa, como punição, muitas vezes o Minorous saiu tão vermelho que o confundiram com um Majorous. Também é companheiro de bebida de Bars.


Peculiaridades:
Quando fica irritado, Bars começa e piscar o olho direito descontroladamente.

Quando bêbado, costuma cair sempre pra esquerda, dizem que seria pelo peso de sua trança, o mais estranho é que seu Mino de estimação cai sempre para o mesmo lado que ele.

Aqui você pode notar que coloquei o título da categoria em negrito e sublinhado, e o título das descrições em negrito somente, assim ajuda na visualização e procura pelas informações.

Na última parte você vai colocar os dados que vão mostrar as características de atributos de seu personagem, o que ele sabe fazer e suas qualidades/vantagens e defeitos/desvantagens. Essa parte também mostra o que seu char sabe fazer em combate.

Primeiro os atributos.

Teremos aqui dois grupos de 6 atributos, um se reflete diretamente aos atributos do Ragnarok, o outro atributos que não existem no sistema do jogo, mas julgamos importantes para avaliar certas situações. Eles são:

Força: Força física, capacidade de dar dano físico, capacidade de carregar peso.
Agilidade: Velocidade, esquiva, rapidez.
Vitalidade: Resistência física, robustez, vida, recuperação.
Inteligência/Arcano: Afinidade com mana, magia, etc.
Destreza: Precisão, habilidade.
Sorte: Dom de coisas boas acontecerem com você ou de afastar coisas ruins.
Carisma: Dom de as pessoas se aproximarem e se afeiçoarem a você, qualidade especial de liderança.
Manipulação: Capacidade de fazer as pessoas fazerem o que você quer.
Aparência: Beleza, estética.
Percepção: Capacidade ou dom de perceber/sentir as coisas a sua volta ou nos outros.
Sabedoria: Conhecimentos acumulados.
Raciocínio: Capacidade de usar o que sabe, rapidez de pensamento, esperteza.

As medidas que podem ser usadas nesses atributos são, em seqüência: Muito Baixa, Baixa, Média, Alta, Muito Alta e Sobrenatural.

(Nota: Sobrenatural é uma medida pra usar quando algum atributo está acima do normal, se esse for o caso de um atributo de um char Não-NPC seu, deve-se justificar muito bem em "Vantagens/Qualidades".)

Segundo as Perícias.

Aqui você deve colocar coisas que seu char sabe fazer ou é bom em fazer.

Terceiro as Vantagens/Qualidades.

Nesse vão as coisas em que seu personagem é especialmente bom em fazer, coisas fora do comum e características que o enaltecem.

Por último as Desvantagens/Defeitos.

Oposto do anterior, onde você coloca no que seu personagem é fraco, não faz a mínima idéia de como fazer e características que o rebaixam.

Exemplo:

(Nota: Não achei nome melhor para esta categoria do que Informações Pertinentes por enquanto.)

Informações Pertinentes:

Atributos:

-----------------------------
Força: Alta
Agilidade: Muito Baixa
Vitalidade: Muito Alta
Inteligência: Muito Baixa
Destreza: Alta
Sorte: Baixa
-----------------------------
Carisma: Baixa
Manipulação: Baixa
Aparência: Muito Baixa
Percepção: Média
Sabedoria: Baixa
Raciocínio: Médio
-----------------------------

Perícias:

Forja e concerto de armas e ferramentas.
Construção de fornos.
Navegação.
Caretas.

Vantagens/Qualidades:
Força e resistência física.
Bom pai.
Bom coração.
Estômago de aço.

Desvantagens/Defeitos:
Assustador.
Beberrão.
Irritável.
Boca suja.

Nota-se mais uma vez o uso de negrito+sublinhado no nome da categoria e negrito nos títulos e nomes dos atributos. Separei os atributos em dois grupos, assim facilita na hora de analisar o personagem.

Juntando as quatro partes percebe-se que a ficha ficou clara, limpa e organizada; com todas as informações necessárias para entendimento do personagem, mas sem exageros.

Ficha completa:

Nome: Bars Owlford

Classe: Ferreiro

Profissão: Artesão

Idade: 41 anos

Altura: 1,63m

Peso: 94kg

Raça: Humano

Tipo sanguíneo: B

Cor de pele: Moreno, bronzeado pelo calor da forja

Olhos: Castanhos

Cabelos: Ruivo, com uma trança longa do lado esquerdo

Cheiro: Suor é alcool

Traços característicos: Cicatriz de um corte na testa, olhos grandes e penetrantes

Mão dominante: Destro

Local de Nascimento: Geffen, numa sexta-feira 13 de agosto

Hobby: Xadrez

Comida predileta: Carne de Selvagem assada, bem passada

Bebida predileta: Cerveja amarga


Biografia

Artesão de armas e ferramentas, Bars morou em Geffen até seus 26 anos, foi quando saiu numa viajem pessoal para aprimorar sua técnica, viajou por muitos cantos de Rune-Midgard e alguns outros países.

Treinou por 3 anos sua arte de forja dentro do vulcão perto de Juno, quando um dia o vulcão tremeu enquanto ele martelava o aço, fazendo com que um pedaço voasse em sua testa fazendo um corte profundo. A partir desse dia ele decidiu que nunca mais iria treinar num lugar tão estúpido como dentro da cratera de um vulcão.

Passando a morar em Alberta, casou-se com uma mulher levantadora de peso, num episódio ainda não muito bem explicado em que envolvia muita cerveja. Lá se estabeleceu e passou a prestar serviços de manutenção em âncoras e outros apetrechos navais.


Dados gerais:


Personalidade:

Normalmente mal-humorado e rabugento, trata qualquer assunto que não for relacionado a trabalho com pouco caso, mas quando bebe fica alegre e animado, rindo a toa.
Chama a mulher em público como "aquela brutamontes", mas dizem que em casa ele é um marido dedicado. Tem muito carinho por seus cinco filhos.


Aparência:

Bars é um sujeito baixo, gordo e de braços musculosos, tem uma barba grande qual ele raramente apara, mas sempre sem bigode. De tão forte, ele é capaz de carregar sozinho uma âncora, mas dizem que sua mulher seria capaz de carregar ele junto com a âncora. Rumores que ele estaria começando a ficar careca, algo que faz ele ficar sempre irritado quando comentam.


Vestimenta e equipamentos:

Usa camisetas regatas de tecido grosso e rústico e uma calça verde igualmente rústica, botas de couro marrons pesadas e resistentes, e cinto e luvas do mesmo material. Usa uma grande Marreta de Oridecon na forja e sempre carrega uma bolsa encardida cheia de ferramentas e minérios amarrada no cinto. Usa um avental de couro resistente ao calor quando está trabalhando.


Possessões Valiosas:

Bars gosta de sempre frisar que suas possessões mais valiosas são seus cinco filhos, quatro meninos e uma menina, ele faz de tudo para vê-los sorrir.


Bichos de estimação:

Possui, por incrível que pareça, um Minorous que o ajuda na forja. Toda vez que este erra na forja, Bars faz questão de jogá-lo dentro de um grande forno de forja que possui em sua casa, como punição, muitas vezes o Minorous saiu tão vermelho que o confundiram com um Majorous. Também é companheiro de bebida de Bars.


Peculiaridades:

Quando fica irritado, Bars começa e piscar o olho direito descontroladamente.

Quando bêbado, costuma cair sempre pra esquerda, dizem que seria pelo peso de sua trança, o mais estranho é que seu Mino de estimação cai sempre para o mesmo lado que ele.


Informações Pertinentes:

Atributos:

-----------------------------
Força: Alta
Agilidade: Muito Baixa
Vitalidade: Muito Alta
Inteligência: Muito Baixa
Destreza: Alta
Sorte: Baixa
-----------------------------
Carisma: Baixa
Manipulação: Baixa
Aparência: Muito Baixa
Percepção: Média
Sabedoria: Baixa
Raciocínio: Médio
-----------------------------

Perícias:

Forja e concerto de armas e ferramentas.
Construção de fornos.
Navegação.
Caretas.

Vantagens/Qualidades:

Força e resistência física.
Bom pai.
Bom coração.
Estômago de aço.

Desvantagens/Defeitos:
Assustador.
Beberrão.
Irritável.
Boca suja.


Espero que esse texto ajude a fazer a ficha de seus personagens.

Admin
Administrador
Administrador

Número de Mensagens : 332
Pontos : 4290
Reputação : 3
Data de inscrição : 04/06/2008

Ficha do personagem
Nome:
Profissão:
Clã:

Ver perfil do usuário http://naws.omgforum.net

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum