NAWS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Guia de Interação - De cenário a NPCs

+7
BlueAce
DaniloMorgan
Kerdied
Lacey - David Garou
Nanah
Lothar S. Mustang
Arcturus
11 participantes

Ir para baixo

Guia de Interação - De cenário a NPCs Empty Guia de Interação - De cenário a NPCs

Mensagem por Arcturus Dom Jan 30, 2011 3:13 pm

Conversando com algumas pessoas ultimamente, percebi que existe dos jogadores uma grande dificuldade, incapacidade, ou até mesmo falta de interesse em interagir normalmente com o cenário do RP de que participam.
Entre outros, fazer coisas esdrúxulas (talvez em uma tentativa fútil de serem engraçados), tais como agredir ou aparvalhar, agir como se tivesse a capacidade cognitiva de um babuíno atropelado. Dependendo do mestre e do RP não seria problema, mas existem alguns em que a total interação com NPCs e até mesmo pensar duas vezes em suas ações, se são ou não condizentes com a situação, viriam mais do que a calhar.

Então,eu e a Amanda resolvemos fazer este guia, e mostrar que é possível agir normalmente e conseguir tirar proveito disto nas mais diversas áreas do RolePlay.

(Nem todo mundo tem problemas com interação, e não tenho intenção de ofender, as analogias e hipérboles aqui são para dar ênfase e unicamente para isto).





Parte 1 – NPCs: Como interagir corretamente com eles.





Sobre NPCs, a parte que mais tenho ouvido reclamações, é de que os jogadores agem como se eles fossem peças inúteis no jogo, servindo para coisas (sinceramente) idiotas, como perguntar a hora, ou onde fica a casa do Tio Toiço.
O primeiro passo é entender que eles não foram postos lá a toa, o mestre deve ter um bom motivo para por Astolfo amarrado atrás da sacola de pão. Normalmente, aposto, mais da metade das pessoas que avacalham, teriam tirado a mordaça dele, lhe dado um chute e dito:

Para onde foram os bandidos, seu porco do inferno.

E tornado a enfiar a mordaça goela abaixo do pobre Astolfo. Desafortunadamente, ninguém pensa em perguntar quantos eram, e mais tarde todos acabam sendo emboscados em uma armadilha por um exército de foras-da-lei. Claro, o garoto amarrado poderia ter lhes dito que era um número grande, ou que tinham armas lasers mortais, capazes de derrubar um aeroplano.
Não faria mal cortar as amarras calmamente, deixar o pobre diabo se recompor e perguntar com mais precisão. Vamos ao exemplo.

*Fulano corta as amarras de Astolfo e o ajuda a se sentar*

Senhor, poderia nos dizer quem fez isso e quantos eram?

Astolfo: *Feliz por não ter sido chutado* Sem dúvida. Eram tananá bandidos com tananá armas. Se quiserem saber também (sim, o mestre pode dar pistas de eventos cruciais através de NPCs ) eles falaram sobre onde esconderam uma pedra vermelha com brilho satânico que pode destruir muitas vidas.

Fulano: Obrigado, moço *feliz*

É claro que o exemplo foi grandemente escandalizado para dar uma idéia mais precisa da importância dos NPCs, e o mestre obviamente teria deixado menos pistas e mais enigmas para estimular a mente dos jogadores.
Outro problema irritante é a vontade de querer fazer tudo exatamente contra a personalidade do NPC. Vamos facilitar com um exemplo:

O Sr.Azalea tem uma mania de limpeza grande e é bastante pomposo em seus modos, e os aventureiros necessitam tiarar os sapatos para pisar no carpete novo dele.

Sr. Azálea: Em que posso servi-los, senhores?


Fulano: *Cospe um catarro no chão* Ai bródi, nosi ké abe ondi fica o muquifo dos demôniu, ta sabenu?

*O Sr. Azálea fica escandalizado com as atitudes e o modo de falar torpe e põe todo mundo para fora de sua casa.*


Claro que Fulano poderia ter resmungado, mas nada que afrontasse o Sr.Azalea. Vamos ao exemplo de interação:


Sr.Azalea: Em que posso servi-los, senhores?

Fulano: *Resmunga algo sobre não estar com sapatos sujos* Gostaríamos de perguntar se o Senhor tem informações sobre a prisão.

Sr.Azalea: *Resolve ignorar o comentário sobre os sapatos por boa educação* Bem, acho que não me tomaria muito tempo explicar-lhes a situação atual. Sentem-se por favor.


Bem simples, não? Isso evitaria problemas no RP e tornaria tudo mais fácil.

Nosso próximo problema são os “quebra-climas”. Basicamente eles tiram qualquer graça no momento, fazendo coisas idiotas como dançar a Macarena numa ponte suspensa, 45 metros acima de um rio, com burros de carga na ponte ao mesmo tempo. Uma situação tensa perde toda a graça. Simplifiquemos novamente com um exemplo:


* O templo era escuro e quente, e cada som parecia retumbar longamente pelas paredes de pedra acinzentada. *

Guardião das Sete Chaves: *Com voz cavernosa* Esta tumba sagrada permaneceu intocada desde a primeira vinda de Morroc e abriga o poder que só pode ser controlado pelo mais sábio aventu...

Fulano: Ae, o negócio é feito de ouro! *enfia as chaves sagradas no bolso*



Muitos justificariam como “é o jeito do personagem”. Sinceramente, mesmo com tendências a idiotices, o personagem estaria apreensivo demais em um lugar sombrio, segundo todo o senso de lógica, e não iria sair roubando “As chaves sagradas” no meio de um discurso tétrico do guardião.
Tudo continuaria com seu clima macabro (a imersão dos jogadores no cenário é uma parte importante a qual a maioria dos mestres [todos os que eu conheço] dedica grande parte do seu tempo para).

Pensando um pouco antes de agir de forma bruta com os NPCs iria facilitar o seus jogo, das pessoas a sua volta e o desenrolar da história por parte do mestre.








Parte metade de quatro


O Attention whoring

Attention whoring, como o nome implica, é o ato (abominável!) de chamar para si toda a atenção em um RP. As formas dele são variadas, indo de um caps lock flood invertido twist carpado (Técnica milenar para se fazer notar quando você não tem habilidades lingüísticas suficientes para criar uma frase inteligente e que não seja apelativa) a um simples bitching (insistir na mesma ação diversas vezes, sendo que a mesma em sua maioria é um gesto “heróico e de bravura” quebrando o timing do mestre e de outros jogadores).

Temos a seguir outros exemplos:

Louro, cavaleiro, musculoso: Se trata mais de um estereotipo encarnado por um *risca*noob*risca* jogador, em que o mesmo tenta ser o tão reciclado herói da mitologia/filme/livro/qualquer coisa que abuse do clichê de forma não inteligente.


Tio-mindazeni: O usuário desta técnica costuma usar de seus baixos atributos intelectuais para recriar ações esdrúxulas, tais como gritos histéricos, ou achar um cocô de poring grudado embaixo do sapato, no meio da narração do mestre.

Aborto Dos céos!!1: O pior tipo. O aborto é aquele pelego dos infernos, que durante uma luta ou um momento sério se revela ser filho de alguma divindade, amigo, conhecido, afilhado, padrinho, avô, ex-namorado ou amante secreto de alguma divindade. Felizmente, o aborto se encontra em extinção. Infelizmente ele foi substituído por..



O BEM TREINADO/RATO DE ACADSHIMIA: Você já deve ter visto um destes (se não viu e alguém te indicou o guia, olhe num espelho -dik.). O rato é aquele que passa horas da vida treinando e tomando shakes de proteínas, para durante um momento qualquer jogar uma porta longe com um chute, agarrar um NPC/inimigo enquanto o mesmo executa uma fala e atirá-lo longe, porque ele “pode”. Ratos costumam também desviar de todos os golpes, todas as flechas venenosas, todos os raios, pílulas, cuspe, etc., porque treinou demais. Matem eles.


O queridinho da Guilda: É o escolhido da guilda, o melhor aluno, que superou seu professor e agora é o melhor de toda sua classe. Adora contar vantagem disso.


Alguns exemplos básicos, mas sempre desenvolvem técnicas melhores, só para *risca*estragar*risca* animar seu RP! .D

Queridos usuários, de qualquer técnica, de qualquer modo, vou dizer em nome de todos: “Poderia por favor parar? OU VAI MORRER E VISITAR SATÃ NO SEXTO CÍRCULO DO INFERNO!)

*caham*

O Att. Whoring é facilmente evitável com algumas pílulas de bom senso e criatividade. São remédios de distribuição livre, não precisa de receita. Além disso, se você tiver dificuldade em largar os velhos hábitos, pode pedir ajuda de um jogador paciente e experiente (como o Zy, encham ele de PMs), ler mais guias, etc. Tudo em prol do bem estar do RP e seus participantes.

Não é preciso se destacar para interagir. Quando menos você tentar aparecer com chamadas de atenção como esta, mais respeito atrairá para você, e consequentemente as pessoas vão adorar (ou não) ver o que tem a dizer num RP/campanha.

(As regras acima as vezes não se aplicam a casinhas em que o intuito é aloprar, -zazabyJohn)






Parte três em breve.



Última edição por Arcturus em Ter Jan 17, 2012 11:24 pm, editado 4 vez(es)
Arcturus
Arcturus
Isis
Isis

Número de Mensagens : 763
Idade : 104
Pontos : 6157
Reputação : 10
Data de inscrição : 15/11/2009

Ficha do personagem
Nome:
Profissão:
Clã:

Ir para o topo Ir para baixo

Guia de Interação - De cenário a NPCs Empty Re: Guia de Interação - De cenário a NPCs

Mensagem por Lothar S. Mustang Dom Jan 30, 2011 4:18 pm

Poderia contar cada um dos RPlayers que deveriam fazer a leitura obrigatória desse Guia. :3
Eu tenho visto uma leva de personagens "paspalhões" surgindo a algum tempo e a pior coisa numa cena séria é o jogador querendo chamar atenção as palhaçadas do seu personagem em um momento mais inoportuno possível. Depois ainda tem a cara de pau de dizer: "É o jeito dele."

Bom, acho que um personagem "que é desse jeito" não deveria entrar num grupo que vai invadir a fortaleza do Senhor do Mal Absoluto cheia de armadilhas e coisas macabras. Se seu personagem foi feito pra ser 24 horas bobo e não tem um momento na vida em que ele fica sério, sugiro nem perder seu tempo e o do mestre indo nesse tipo de RPs. Fikdik.
Lothar S. Mustang
Lothar S. Mustang
Administrador
Administrador

Número de Mensagens : 1905
Idade : 33
Localização : É assim que fazemos no condado!
Pontos : 7775
Reputação : 25
Data de inscrição : 08/12/2008

Ficha do personagem
Nome: Lothar S. Mustang
Profissão: Guardião Real
Clã: Dark Scale

http://twitter.com/VermillionZ

Ir para o topo Ir para baixo

Guia de Interação - De cenário a NPCs Empty Re: Guia de Interação - De cenário a NPCs

Mensagem por Nanah Dom Jan 30, 2011 8:02 pm

É bem oq ue o Zy disse...

Seria bom mesmo novos jogadores (e, infelizmente, alguns mais antigos) darem uma lida no guia!

O pior é que certa vez, quando chamei a atenção do jogador por PM, ele disse que achava que o personagem devia agir assim por ser comum em Rune Mid os aventureiros lidarem com demônios e trecos do tipo (não era um caso de esculhambação, ele só estava dando um /ignore total na situação xD). Era um ambiente todo zoado, aparentemente perigoso e com um poderoso demônio como "guia". Enquanto as pessoas do grupo ficavam apreensivas, chocadas, assustadas ou desesperadas com o que estavam vendo (era tenso), havia um jovem rapaz que tentava acalmar o grupo, parecia que ele não entendia o porquê de todos aqueles aventureiros experientes estarem tão abalados com as cenas comuns de gente se despedaçando por aí xD

Well, o jeito é ir desenvolvendo isso com o tempo! Guis sempre ajudam <3
Nanah
Nanah
Múmia Anciã
Múmia Anciã

Número de Mensagens : 880
Idade : 33
Pontos : 6550
Reputação : 2
Data de inscrição : 06/06/2008

Ficha do personagem
Nome:
Profissão:
Clã:

Ir para o topo Ir para baixo

Guia de Interação - De cenário a NPCs Empty Re: Guia de Interação - De cenário a NPCs

Mensagem por Lacey - David Garou Seg Jan 31, 2011 9:18 am

Guia perfeito, Arc.

Eu nunca gostei do personagem dar uma de tosco e depois ficar falando que o personagem é assim Ú__Ú Tomara que esse guia ajude as pessoas a interpretar melhor.
Lacey - David Garou
Lacey - David Garou
Osíris
Osíris

Número de Mensagens : 1197
Idade : 29
Localização : Brasilia-DF
Pontos : 6621
Reputação : 1
Data de inscrição : 21/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Guia de Interação - De cenário a NPCs Empty Re: Guia de Interação - De cenário a NPCs

Mensagem por Kerdied Seg Jan 31, 2011 12:16 pm

Na CP esse problema é beem minimizado, talvez porque o pessoal se comporte mais como um time ou coisa assim.

Mas, já tivemos muuuitos problemas relacionados, especialmente no começo da guilda. Já cansei de ver jogador matando NPC importante ou agindo como se fosse um troll idiota, arrebentando tudo a frente.

Claro, às vezes, queremos zoar mesmo, então, dane-se - conquanto que não estrague a diversão alheia, tá tudo certo.
Kerdied
Kerdied
Esqueleto Arqueiro
Esqueleto Arqueiro

Número de Mensagens : 220
Idade : 37
Localização : Rio de Janeiro
Pontos : 6032
Reputação : 5
Data de inscrição : 05/06/2008

Ficha do personagem
Nome: Kerdied Draloth
Profissão: Templário e Justiceiro
Clã: Chama Prateada

Ir para o topo Ir para baixo

Guia de Interação - De cenário a NPCs Empty Re: Guia de Interação - De cenário a NPCs

Mensagem por DaniloMorgan Sex Jul 22, 2011 11:34 am

Gostei do Guia, bem explicativo por meio de exemplos, dá para entender o que pode e o que não pode fazer para que a aventura seja mais agradável possível.

Quando saem as partes 2 e 3?
DaniloMorgan
DaniloMorgan
Esqueleto
Esqueleto

Número de Mensagens : 89
Pontos : 4821
Reputação : -25
Data de inscrição : 31/03/2011

Ficha do personagem
Nome: Lennys Heartbreak
Profissão: Algoz
Clã: Ordem das Valquírias / Guardiões de Freya

Ir para o topo Ir para baixo

Guia de Interação - De cenário a NPCs Empty Re: Guia de Interação - De cenário a NPCs

Mensagem por BlueAce Qua Dez 14, 2011 10:56 pm

Genial, simplesmente genial.
Confesso que era/ja fui/sou meio assim.
A Jorougumo me indicou esse guia e eu li e é genial!!
Parabéns.;D
BlueAce
BlueAce
Esqueleto
Esqueleto

Número de Mensagens : 5
Pontos : 4808
Reputação : 0
Data de inscrição : 12/03/2011

Ficha do personagem
Nome: Blayne Vön Acce
Profissão: Defensor da Ordem das Valquirias
Clã: Ordem das Valquirias

Ir para o topo Ir para baixo

Guia de Interação - De cenário a NPCs Empty Re: Guia de Interação - De cenário a NPCs

Mensagem por Arcturus Ter Jan 17, 2012 11:12 pm

PARTE DOIS POSTADA -SPAM-SPAM-SPAM
Arcturus
Arcturus
Isis
Isis

Número de Mensagens : 763
Idade : 104
Pontos : 6157
Reputação : 10
Data de inscrição : 15/11/2009

Ficha do personagem
Nome:
Profissão:
Clã:

Ir para o topo Ir para baixo

Guia de Interação - De cenário a NPCs Empty Re: Guia de Interação - De cenário a NPCs

Mensagem por Nanah Qua Jan 18, 2012 2:28 am

*rindo até agora do "[center]Aborto Dos céos!!1"*
Muito bom, Arc! Além de útil (espero que os usários leiam~) é bem humorado e realista! ashuashuahsuahu~
Nanah
Nanah
Múmia Anciã
Múmia Anciã

Número de Mensagens : 880
Idade : 33
Pontos : 6550
Reputação : 2
Data de inscrição : 06/06/2008

Ficha do personagem
Nome:
Profissão:
Clã:

Ir para o topo Ir para baixo

Guia de Interação - De cenário a NPCs Empty Re: Guia de Interação - De cenário a NPCs

Mensagem por UrielZin Qua Jan 18, 2012 12:35 pm

Adorei seu guia :D
Achei muito instrutivo, mas sem ficar cansativo...

Ri litros com o exemplo ainda mais com
fazendo coisas idiotas como dançar a Macarena numa ponte suspensa, 45 metros acima de um rio, com burros de carga na ponte ao mesmo tempo.
que obviamente durante o RP seria um pé no saco...

Parabéns :)

UrielZin
Esqueleto
Esqueleto

Número de Mensagens : 34
Idade : 29
Localização : RJ
Pontos : 4628
Reputação : 0
Data de inscrição : 24/09/2011

Ficha do personagem
Nome:
Profissão:
Clã:

Ir para o topo Ir para baixo

Guia de Interação - De cenário a NPCs Empty Re: Guia de Interação - De cenário a NPCs

Mensagem por Samuel Qua Jan 18, 2012 7:59 pm

ASHHUASASHUuashuashuasASHUASHUSHU Adoray =3
Agora continue a para a parte 3, seu gordo gordissímo! ó.ó *chicoteia*
Samuel
Samuel
Osíris
Osíris

Número de Mensagens : 3187
Idade : 28
Pontos : 8618
Reputação : 9
Data de inscrição : 27/02/2009

Ficha do personagem
Nome: Samuel Hopkins
Profissão: Necromante/Pesquisador
Clã: Corporaçao Rekenber

Ir para o topo Ir para baixo

Guia de Interação - De cenário a NPCs Empty Re: Guia de Interação - De cenário a NPCs

Mensagem por Roen Qui Jan 19, 2012 2:36 pm

Isto me faz lembrar de a pouco tempo em um RP do Will, todos estavamos canssados do combate, e a caminho de Juno.
Então um Lorde vira e fala "já que vamos lutar com tudo agora, eu tiro minha armadura!", ai eu "WTF?! Vai dar ela para mim? A minha esta despedaçada, ou então vai tentar dar uma de Cavaleiro das estrelas do Dragão das histórias da Velha Senhora?"

Heh
Curti o guia, esperando pela a terceira parte =]
Roen
Roen
Esqueleto
Esqueleto

Número de Mensagens : 167
Idade : 32
Pontos : 5270
Reputação : 0
Data de inscrição : 10/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Guia de Interação - De cenário a NPCs Empty Re: Guia de Interação - De cenário a NPCs

Mensagem por Lucas_palmeirense Qui Jan 19, 2012 3:57 pm

Gostei da parte 2.

Gostei mais ainda do que você ressaltou no Loiro lá: Que usem os clichês de forma não inteligente.

Essa ressalva importante, porque um dos erros mais comuns das pessoas é pensar que clichê = ruim, indigno de atenção. Não é assim. E fico feliz de saber que você não está nesse grupo xD (Ainda mais porque, pra fazer um guia, você não poderia ter uma opinião errada dessas. Novatos vão ler esse guia e formar a opinião deles baseado nelas, é importante saber que você tem noção do que está escrevendo.)

Enfim, continua =3
Lucas_palmeirense
Lucas_palmeirense
Moderador de Eventos
Moderador de Eventos

Número de Mensagens : 1043
Idade : 29
Pontos : 6194
Reputação : -8
Data de inscrição : 27/01/2010

Ficha do personagem
Nome: Lucas Rodolfo
Profissão: Lorde
Clã: Fire Emblem

Ir para o topo Ir para baixo

Guia de Interação - De cenário a NPCs Empty Re: Guia de Interação - De cenário a NPCs

Mensagem por Arcturus Qui Jan 19, 2012 10:05 pm

Lucas_palmeirense escreveu:Gostei da parte 2.

Gostei mais ainda do que você ressaltou no Loiro lá: Que usem os clichês de forma não inteligente.

Enfim, continua =3




É, eu faço a minha mensagem chegar clara às pessoas .D
Não se preocupe, vou continuar.

Lucas_palmeirense escreveu:Essa ressalva importante, porque um dos erros mais comuns das pessoas é pensar que clichê = ruim, indigno de atenção. Não é assim. E fico feliz de saber que você não está nesse grupo xD


Na verdade eu não sou fã de clichê, mas é mais um nojo criado pelo mal uso dele a taaaaanto tempo, até na atualidade.

Quanto a grupos, estou no grupo dos que preferem ficar fora de qualquer grupo
Arcturus
Arcturus
Isis
Isis

Número de Mensagens : 763
Idade : 104
Pontos : 6157
Reputação : 10
Data de inscrição : 15/11/2009

Ficha do personagem
Nome:
Profissão:
Clã:

Ir para o topo Ir para baixo

Guia de Interação - De cenário a NPCs Empty Re: Guia de Interação - De cenário a NPCs

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos