NAWS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas ao Mestre

+2
Acer
Takashi
6 participantes

Ir para baixo

Dicas ao Mestre Empty Dicas ao Mestre

Mensagem por Takashi Dom Ago 14, 2011 12:15 am

Estou criando esse post aqui, para que os jogadores que participaram do RP, me apresentem as falhas que viram, coisas a melhorar, etc... (voltado para falhas na minha mestragem).
Não fiquem com medo de opinar e apontar erros, pois a pior coisa é ver que seu RP não vai gente, e não saber o porquê...

Dessa vez foi a minha primeira mestragem no Rag. "O longo caminho da forja!"

Aguardo opiniões do Samuel, Thiago e Zanes que participaram do RP.

obs: eu já sei que errei feio na questão de duração (programei 2 horas e durou 3 o.O), mas agora tenho uma noção (e espero errar menos feio D:)
Takashi
Takashi
Esqueleto
Esqueleto

Número de Mensagens : 153
Pontos : 4945
Reputação : 0
Data de inscrição : 28/02/2011

Ficha do personagem
Nome: Ishikawa Takashi
Profissão: Sicário
Clã: Thurisaz

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas ao Mestre Empty Re: Dicas ao Mestre

Mensagem por Acer Dom Ago 14, 2011 11:49 am

A duração do roleplay pode depender mais dos players do que do mestre. /s
Acer
Acer
Osíris
Osíris

Número de Mensagens : 2032
Idade : 27
Pontos : 7226
Reputação : 1
Data de inscrição : 30/10/2009

Ficha do personagem
Nome:
Profissão:
Clã:

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas ao Mestre Empty Re: Dicas ao Mestre

Mensagem por Shuu Dom Ago 14, 2011 1:15 pm

Não existe essa de cronometrar uma partida, as vezes pode durar de 1 até mesmo 4 horas. Depende dos membros e participantes, assim como o acer disse.
Shuu
Shuu
Osíris
Osíris

Número de Mensagens : 1030
Idade : 39
Pontos : 6306
Reputação : 22
Data de inscrição : 04/01/2010

Ficha do personagem
Nome: Lokii Bou
Profissão: Astronauta
Clã: Gangue dos guaxinins malucos

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas ao Mestre Empty Re: Dicas ao Mestre

Mensagem por Takashi Dom Ago 14, 2011 2:15 pm

@Acer e Luke

Sim, eu concordo que o tempo da partida varia em função das ações dos jogadores, além do enredo do mestre. Bem porque os jogadores podem passar um bom tempo divagando (de bobeiras a estratégias), ou simplesmente detalhando as ações. Mas nesse caso, acho que em boa parte a duração foi culpa minha devido a quantidade de problemas que tiveram de resolver.
Takashi
Takashi
Esqueleto
Esqueleto

Número de Mensagens : 153
Pontos : 4945
Reputação : 0
Data de inscrição : 28/02/2011

Ficha do personagem
Nome: Ishikawa Takashi
Profissão: Sicário
Clã: Thurisaz

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas ao Mestre Empty Re: Dicas ao Mestre

Mensagem por Samuel Dom Ago 14, 2011 7:24 pm

Acho que de reclamação só tenho o tempo... Acredito que não ajudamos =x

Anyways... Quanto ao RP, eu não achei coisas pra criticar... Foi peque no no número de gente, mas isso não deixou o RP desorganizado, e as ações não tiveram uma ordem pré-definida, mas mesmo assim deu tudo certo. Acho que você só poderia ter descrito mais algumas coisas, e dificultado um pouco mais pros players... Mas isso é mais opinião pessoal mesmo =p
Foi MUITO BOM pra uma primeira mestragem! Na minha primeira, eu coloquei o meu char no centro do tudo, foi OP desorganizado e mal-feito, então dá pra ter uma ideia já =p
Samuel
Samuel
Osíris
Osíris

Número de Mensagens : 3187
Idade : 28
Pontos : 8631
Reputação : 9
Data de inscrição : 27/02/2009

Ficha do personagem
Nome: Samuel Hopkins
Profissão: Necromante/Pesquisador
Clã: Corporaçao Rekenber

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas ao Mestre Empty Re: Dicas ao Mestre

Mensagem por Takashi Seg Ago 15, 2011 2:41 am

@Sam

Sobre a falta de turno (e ações sem ordem definida) é algo que conversei com o Zanes no mob depois do RP. Foi algo que acredito que deu mais emoção (pois parece mais em tempo real), mas também é algo mais arriscado (fica dorgas quando desorganiza), pois pode ficar atropelado. Só usei por que senti que vocês três estavam agindo muito bem, sempre aguardando o resultado das ações ao invés de atropelar com outra ação. Então acredito que nessa parte o crédito é total de vocês, jogadores. Vou tentar continuar nesse estilo se possível (e se acharem que está bom), mas dependendo do número de jogadores, provavelmente eu tenha que usar outra coisa mais organizada.

Tentarei descrever mais as coisas na medida que conseguir controlar melhor o tempo, também (eu olhava para o atraso, e achava melhor ir direto para a ação). Mas isso vai depender bastante se eu sentir que os jogadores estão dando bola pra descrição e usando delas e se o tempo não estiver apertado de novo. Caso sinta que precisa de mais informação dos "arredores" para agir, pode pedir que eu passo.

Obrigado pela opinião e pelo elogio, mas como eu disse, essa é minha primeira mestragem no Rag, mas não é minha primeira mestragem em RPG (que ja faço a uns 6 anos). Minha primeira mestragem aconteceu exatamente como você escreveu na sua última linha e perdi a mesa de jogadores. Então espero que eu resista a enorme tentação (que os mestres têm) de colocar o personagem dele como centro, mesmo quando o RP é algo voltado para o personagem (como foi esse aqui) e continue tendo bons jogadores como vocês!

obs: mais dificuldade? E eu achando que vocês estavam sofrendo... (ligarei o hard na próxima! Dicas ao Mestre 652904 )

@Thiago

Falta você opinar aqui! O Zanes já comentou comigo no mob (mas se houver algo a acrescentar, pode postar também, Zanes).
Takashi
Takashi
Esqueleto
Esqueleto

Número de Mensagens : 153
Pontos : 4945
Reputação : 0
Data de inscrição : 28/02/2011

Ficha do personagem
Nome: Ishikawa Takashi
Profissão: Sicário
Clã: Thurisaz

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas ao Mestre Empty Re: Dicas ao Mestre

Mensagem por Lothar S. Mustang Seg Ago 15, 2011 7:19 am

Takashi escreveu:Foi algo que acredito que deu mais emoção (pois parece mais em tempo real), mas também é algo mais arriscado (fica dorgas quando desorganiza), pois pode ficar atropelado. Só usei por que senti que vocês três estavam agindo muito bem, sempre aguardando o resultado das ações ao invés de atropelar com outra ação. Então acredito que nessa parte o crédito é total de vocês, jogadores. Vou tentar continuar nesse estilo se possível (e se acharem que está bom), mas dependendo do número de jogadores, provavelmente eu tenha que usar outra coisa mais organizada.

Essa é a melhor parte de RPs fechados e exclusivos para seu clã.
Todo mundo se conhece e joga no mesmo ritmo, garantindo um dinamismo e interação difícil de conseguir quando de tem um grupo grande de jogadores de diversos clãs que muitas vezes não se conhecem em on.
Lothar S. Mustang
Lothar S. Mustang
Administrador
Administrador

Número de Mensagens : 1905
Idade : 33
Localização : É assim que fazemos no condado!
Pontos : 7788
Reputação : 25
Data de inscrição : 08/12/2008

Ficha do personagem
Nome: Lothar S. Mustang
Profissão: Guardião Real
Clã: Dark Scale

http://twitter.com/VermillionZ

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas ao Mestre Empty Re: Dicas ao Mestre

Mensagem por Reinsall Seg Ago 15, 2011 8:57 am

Eu? Ok!



Assim como o Sam, cometi este mesmo erro! Logicamente, você já aprendeu como resolver isso, o que já resolve praticamente toda a problemática que se encara no primeiro RP, deu espaço para os players interagirem sem turnos, o que eu acho muito agradável, mesmo que não dê tão certo para grupos grandes... Gostei principalmente por usar aquilo que pode ser chamado de narração com escudo do mestre, onde repassou a informação de algo exclusivamente para um player por PM, deixando o mesmo ver o que fará com a informação! Eu mesmo achei tremendamente legal!
Reinsall
Reinsall
Esqueleto Arqueiro
Esqueleto Arqueiro

Número de Mensagens : 218
Pontos : 5202
Reputação : 0
Data de inscrição : 16/09/2010

Ficha do personagem
Nome: Reinsall Thiago Aldevaram
Profissão: Governante de Glast Heim
Clã: Érebus

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas ao Mestre Empty Re: Dicas ao Mestre

Mensagem por Takashi Ter Ago 16, 2011 3:55 am

@Thiago

Bom que você comentou sobre as PMs. Essa é uma vantagem que eu suspeitava desde que comecei a jogar RP aqui, em relação ao RPG de mesa (que, como é falado, é dificil isolar totalmente a informação dos outros jogadores; e olha que já tentei escrever bilhetinho, mas no fim todos suspeitavam que algo estava acontecendo, pois o jogador tinha que ler o bilhete e escrever de volta). Usei nesse RP como um teste para ver se funcionava, e fiquei satisfeito com o resultado. Tenho certeza que usarei novamente em outras ocasiões, não só para fazer com que somente um personagem escute/veja/etc (e somente ele, pois foi via PM), mas também para situações em que o personagem esteja separado do grupo (assim, tanto eu usarei PM, quanto o personagem deve responder por PM, pois os outros não devem saber o que está acontecendo). Essa é a solução que vejo para situações como o que aconteceu no RP do Dozer, em que o Zy lutaria junto com Cal contra o Vesper, enquanto o restante do grupo lutaria contra o Dimitri (se houvesse a intenção de fazer a luta contra o Vesper, simultaneamente em ON). Obrigado pelo comentário!

@Lothar

Apesar do RP não ter sido planejado para ser fechado e exclusivo (exigi 3 membros do clã como requisito, mas deixei um limite de até 5 jogadores, que poderiam ter vindo de fora, somando mais 2 e totalizando os 5), foi isso mesmo que aconteceu. O contato e a quantidade de jogadores ajudaram na dinâmica, mas acho que principalmente a experiencia que tinham (em saber quando agir e quando não) ajudou. Serem todos do clã também ajudou a evitar aquelas conversas extras e desviantes que os personagens de fora acabam tendo que fazer para se inteirar do que está acontecendo (apesar de que acho que muitos exageram nisso).
Takashi
Takashi
Esqueleto
Esqueleto

Número de Mensagens : 153
Pontos : 4945
Reputação : 0
Data de inscrição : 28/02/2011

Ficha do personagem
Nome: Ishikawa Takashi
Profissão: Sicário
Clã: Thurisaz

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas ao Mestre Empty Re: Dicas ao Mestre

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos