NAWS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Meta-game - Usando imformaçoes em OFF para criar o ON

+6
Lothar S. Mustang
Shuu
Samuel
xXSeanXx
Admin
Leon Kahn Vinfriedskov
10 participantes

Ir para baixo

Meta-game - Usando imformaçoes em OFF para criar o ON Empty Meta-game - Usando imformaçoes em OFF para criar o ON

Mensagem por Leon Kahn Vinfriedskov Qui Ago 26, 2010 3:42 pm

Yeah!!
vou estar postando aqui no NAWs agora esses tempos algumas poucas coisas que postei no forum do Laed pra voces comentarem/questionarem/chingarem/apreciarem; aqui vou dizer sobre o tão presente Meta-game!

Antes de eu começar, vou estar colocando aqui uma parte do FAQ do post "Modelo de Ficha de Personagem" do Ryu Bateson que comenta um pouco/tudo sobre o Meta-game pra relembrarem e para alguns, entenderem oque é; vejam:



" • Como a ficha de personagem é tratado em On? Todos sabem tudo sobre meu char em ON
só porque leram a ficha dele?


A ficha de personagem serve para que as pessoas conheçam melhor seu char, assim sabendo melhor como interagir com ela em ON e também para outras coisas como: saciar a curiosidade dos outros, pra você mesmo se lembrar como seu char é, ajudar no desenvolvimento do char e também porque é divertido ^^. Mas em ON, os dados da sua ficha não são necessariamente de conhecimento público, quem define o que os outros sabem sobre seu char em ON, é você mesmo. Qualquer tentativa de usar informações de ficha pra saber de algo sobre outros personagens que seu personagem não deveria saber, é considerada Meta-jogo, ou seja, você esta tentando fazer com que seu char saiba de coisas que na verdade não deveria saber. "



Agora vou colocar aqui o post que eu fiz no forum do Laed estilo um pouco curto-e-grosso:

`` (...) Eu queria deixar uma opiniao minha sobre essa parte do Meta-game que foi descrito:

Meta-game sempre vai existir em todos os rplayers; nao só isso como ele vai usar isso em vantagem dele ele queira ou nao, ou seja, involuntariamente ou nao. Ele (em off) irá criar alguma situação em ON que possa levar a tona algumas caracteristicas fundas de um outro personagem.


E forticando mais aquela minha ideia que eu disse logo abaixo da ficha do Lothus, a unica ferramente que me vem na cabeça ate hoje para evitar isso (esse Meta-game que aparece involuntariamente) é esconder em off mesmo algumas imformaçoes excenciais do meu personagem (no caso, na ficha), para que eu a use e mostre em ON eu mesmo quando eu desejar^^ (logico, nada que impeça outros jogares terem dificuldades de interpretar com meu personagem como descrito no FAQ de Ryu Bateson)

Esse acontecimento involuntario que acontece com o pessoal (ate rplayers antigos) foi oque eu pude observar ao longo dos RPGs que ja fiz e presenciei no bRO, entao achei interresante compartilhar essa imformação com voces. ´´.


Ta ai, comentem^^
Leon Kahn Vinfriedskov
Leon Kahn Vinfriedskov
Esqueleto
Esqueleto

Número de Mensagens : 157
Idade : 32
Localização : -
Pontos : 5124
Reputação : 2
Data de inscrição : 25/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Meta-game - Usando imformaçoes em OFF para criar o ON Empty Re: Meta-game - Usando imformaçoes em OFF para criar o ON

Mensagem por Admin Qui Ago 26, 2010 4:15 pm

Isso não é Off Topic.

Movido para Roleplay.

Admin
Administrador
Administrador

Número de Mensagens : 332
Pontos : 6353
Reputação : 3
Data de inscrição : 04/06/2008

Ficha do personagem
Nome:
Profissão:
Clã:

http://naws.omgforum.net

Ir para o topo Ir para baixo

Meta-game - Usando imformaçoes em OFF para criar o ON Empty Re: Meta-game - Usando imformaçoes em OFF para criar o ON

Mensagem por xXSeanXx Qui Ago 26, 2010 4:44 pm

Ahh sou bem de acordo com o Leon
acho que uma ficha legal tem que falar de coisas que pode-se ver ao olhar para o personagem
como a aparência, cheiro e um pouco da personalidade também, mas só alguma coisa que dê pra saber tendo conversado só uma vez com a pessoa um assunto casual, coisas mais profundas acho que tem que ser descobertas em ON também, fica mais divertido ^^



____________________________
Veja minha ficha clicando na sign

Meta-game - Usando imformaçoes em OFF para criar o ON Signlrc


Última edição por xXSeanXx em Qui Ago 26, 2010 5:32 pm, editado 2 vez(es)
xXSeanXx
xXSeanXx
Isis
Isis

Número de Mensagens : 630
Pontos : 5681
Reputação : 2
Data de inscrição : 02/06/2010

Ficha do personagem
Nome:
Profissão:
Clã:

Ir para o topo Ir para baixo

Meta-game - Usando imformaçoes em OFF para criar o ON Empty Re: Meta-game - Usando imformaçoes em OFF para criar o ON

Mensagem por Samuel Qui Ago 26, 2010 4:58 pm

Sinceramente eu não concorrdo.
Na nossa comunidade quase NINGUEM usa mais meta-game, sendo que basicamente quase TODAS as informaçoes são perguntadas, os poucos que fazem isso ou são RPlayers problematicos ou são novatos nisso :D
Samuel
Samuel
Osíris
Osíris

Número de Mensagens : 3187
Idade : 28
Pontos : 8628
Reputação : 9
Data de inscrição : 27/02/2009

Ficha do personagem
Nome: Samuel Hopkins
Profissão: Necromante/Pesquisador
Clã: Corporaçao Rekenber

Ir para o topo Ir para baixo

Meta-game - Usando imformaçoes em OFF para criar o ON Empty Re: Meta-game - Usando imformaçoes em OFF para criar o ON

Mensagem por Shuu Qui Ago 26, 2010 5:08 pm

Eu não que isso é algo que deva concordar ou não concordar, é apenas uma questão de querer ou não.

De certa forma, é mais interessante você conhecer o personagem do outro jogando com ele do que lendo a ficha do próprio. Meta-game - Usando imformaçoes em OFF para criar o ON Icon_study
Shuu
Shuu
Osíris
Osíris

Número de Mensagens : 1030
Idade : 39
Pontos : 6303
Reputação : 22
Data de inscrição : 04/01/2010

Ficha do personagem
Nome: Lokii Bou
Profissão: Astronauta
Clã: Gangue dos guaxinins malucos

Ir para o topo Ir para baixo

Meta-game - Usando imformaçoes em OFF para criar o ON Empty Re: Meta-game - Usando imformaçoes em OFF para criar o ON

Mensagem por Lothar S. Mustang Qui Ago 26, 2010 5:54 pm

É uma boa discussão para deixar em destaque por aqui. Podem haver pessoas que ainda não sabem bemo que é meta-game.


Hikaru Shuura escreveu:Eu não que isso é algo que deva concordar ou não concordar, é apenas uma questão de querer ou não.

De certa forma, é mais interessante você conhecer o personagem do outro jogando com ele do que lendo a ficha do próprio. Meta-game - Usando imformaçoes em OFF para criar o ON Icon_study

Concordo com o Shuura. Muitas vezes na hora de escrever a ficha de um personagem eu procuro passar ao máximo como ele é em on, porém é praticamente impossível. Ao ler cada um acaba tendo uma visão sua até conhecê-lo em on.
Lothar S. Mustang
Lothar S. Mustang
Administrador
Administrador

Número de Mensagens : 1905
Idade : 33
Localização : É assim que fazemos no condado!
Pontos : 7785
Reputação : 25
Data de inscrição : 08/12/2008

Ficha do personagem
Nome: Lothar S. Mustang
Profissão: Guardião Real
Clã: Dark Scale

http://twitter.com/VermillionZ

Ir para o topo Ir para baixo

Meta-game - Usando imformaçoes em OFF para criar o ON Empty Re: Meta-game - Usando imformaçoes em OFF para criar o ON

Mensagem por John Lucky Qui Ago 26, 2010 7:45 pm

Já li muitos artigos relacionados à meta-game em sites dedicados a RPG por aí, minha opinião é que cabe ao jogador deixar claro na ficha o que é e o que não é de conhecimento público para que os desatentos de plantão não acabem usando de meta-game sem querer ou até mesmo outros jogadores o fazerem intencionalmente.

Porém para mim cada característica do personagem e informações relevantes são extremamente úteis para mestres ao elaborar RPs ou Campanhas fechadas (onde é possivel ter uma interação maior com os personagens e seus backgrounds) aumentando a interatividade do player com o jogo e sua interpretação, é algo muito útil especificamente para mestres, sem dúvida!

Também acho interessante dar ênfase que caso você (jogador) seja optante por não ter uma ficha ou ocultar informações tenha ao menos todo o background do personagem bem elaborado em um documento ou até mesmo na sua própria cabeça (se possível /heh) nunca deixe que as informações ocultadas sejam uma desculpa para poder ter backgrounds fracos ou mal trabalhados.

Ah...e gente, não é só por que não temos problemas do tipo com frequência que não vamos discutir sobre, grande parte dos tópicos serve pra incitar discussões e buscar opiniões, não pra criar soluções ou regras a serem impostas. ._.'

John Lucky
John Lucky
Administrador
Administrador

Número de Mensagens : 1047
Pontos : 6573
Reputação : 14
Data de inscrição : 13/04/2009

Ficha do personagem
Nome:
Profissão:
Clã:

Ir para o topo Ir para baixo

Meta-game - Usando imformaçoes em OFF para criar o ON Empty Re: Meta-game - Usando imformaçoes em OFF para criar o ON

Mensagem por Leon Kahn Vinfriedskov Qui Ago 26, 2010 7:57 pm

Huuuuummmm
to gostando do caminho pra onde isso esta indo, legal^^

John, gostei da sua citação sobre os Mestres, quando fiz esse "sisteminha pessoal" nao me lembro de ter pensado nessa situaçoes em especifico, realmente tem falhas preocupantes nesse ponto... muito bem lembrado! gostei

Essa enfase que voce quiz passar, muito obrigado pela intenção do toque!
tenho aqui comigo a ficha completinha do Lothus, Biografia e tudo mais (nao confio muito na minha cabeça...) entao esses possiveis problemas sao praticamente nulos ;D
gosto de estar preparado





"Ah...e gente, não é só por que não temos problemas do tipo com frequência que não vamos discutir sobre, grande parte dos tópicos serve pra incitar discussões e buscar opiniões, não pra criar soluções ou regras a serem impostas. ._.'"

LINDO!!! *-----*


Leon Kahn Vinfriedskov
Leon Kahn Vinfriedskov
Esqueleto
Esqueleto

Número de Mensagens : 157
Idade : 32
Localização : -
Pontos : 5124
Reputação : 2
Data de inscrição : 25/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Meta-game - Usando imformaçoes em OFF para criar o ON Empty Re: Meta-game - Usando imformaçoes em OFF para criar o ON

Mensagem por -~ Qui Ago 26, 2010 8:26 pm

É um gosto pessoal também, mas prefiro nunca ler biografias, e outras coisas na ficha, porque pra mim, ter a surpresa e ir conhecendo o char em ON é beeem mais divertido.

O que o Zy falou é verdade, aqui creio que se não todos, 99% sabem separar totalmente ON de OFF, acho que usar meta-game é nobice demais u_u Pois tira a diversão do jogo, na minha humilde opinião é claro.

No mais, acho que não é necessário ocultar tudo na ficha, porém, é mais divertido descobrir em ON. Na ficha do Athsuran dou um ar de suspense e mistério tbm, por apenas colocar lá além de curiosidades relativamente irrelevantes como comida preferida etc, colocar mais o que amigos poderiam/deveriam saber dele em ON.
No caso coloquei mais o que estaria em minha ficha na VII em ON.

É complicado de explicar xD
Requer com senso de cada um. Mas quanto ao meta-game, acho que ninguém usa aqui não Leon ^-^v

E é legal deixar curiosidade e suspense na ficha, a sua ficou ótima, não falou o que eu não leria, na maior parte dos casos ^-^

Well, acho que é isso õ/
-~
-~
Esqueleto
Esqueleto

Número de Mensagens : 194
Idade : 75
Pontos : 5250
Reputação : 0
Data de inscrição : 04/07/2010

Ficha do personagem
Nome:
Profissão:
Clã:

Ir para o topo Ir para baixo

Meta-game - Usando imformaçoes em OFF para criar o ON Empty Re: Meta-game - Usando imformaçoes em OFF para criar o ON

Mensagem por Nanah Qui Ago 26, 2010 10:20 pm

Pois é, eu não costumo escrever biografias não por medo de metagame, e sim porque acho que não seja algo realmente necessário para os meus personagens. Eu prefiro saber da história de um eprsonagem pelo RP, mas não tenho problemas em ler biografias também...

Creio que o mais importante numa ficha seja a descrição física e qualquer outra características que possa ser notada à primeira vista por outros personagens :3... Se tiver mais informações é de boa, desde que todos tenham o bom e velho bom senso~
Nanah
Nanah
Múmia Anciã
Múmia Anciã

Número de Mensagens : 880
Idade : 33
Pontos : 6560
Reputação : 2
Data de inscrição : 06/06/2008

Ficha do personagem
Nome:
Profissão:
Clã:

Ir para o topo Ir para baixo

Meta-game - Usando imformaçoes em OFF para criar o ON Empty Re: Meta-game - Usando imformaçoes em OFF para criar o ON

Mensagem por Mell~ Qui Ago 26, 2010 11:31 pm

Eu particularmente acho que a Biografia de certo modo atrapalha, porem se olharmos melhor, quase toda a ficha atrapalha. Por exemplo, seria legal você chegar para conversar com alguem e do nada essa pessoa te dar uma patada daquelas, simplesmente por vc ter dito alguma palavra qualquer como por exemplo "pai" perto dele. Mas se você ja leu a ficha dessa pessoa, vc meio que ja espera levar uma patada, o que faz perder um pouco a graça.

O que quero dizer e que se formos fazer uma ficha anti-Meta-game ela teria somente dados relacionados a descrição fisica. Então acho que cabe a cada um decidir o que dizer ou não na sua ficha. Amo ler biografias, mas realmente a biografia não e tão necessária.

Essa e minha opinião.
Mell~
Mell~
Múmia
Múmia

Número de Mensagens : 406
Idade : 32
Localização : Dentro de uma piscina de Bolinhas
Pontos : 5442
Reputação : 0
Data de inscrição : 04/07/2010

Ficha do personagem
Nome: Valentine D. (Derek Dinarte)
Profissão:
Clã:

Ir para o topo Ir para baixo

Meta-game - Usando imformaçoes em OFF para criar o ON Empty Re: Meta-game - Usando imformaçoes em OFF para criar o ON

Mensagem por xXSeanXx Qui Ago 26, 2010 11:48 pm

Hmm concordo com a Mel, mas acho que tem algumas coisas,
como comida preferida ou algum outro detalhe, que geralmente
não se fala em on, mas a gente quer passar para as pessoas terem uma noção legal do comportamento do char, ou pra dar um ar engraçado/louco/feliz dependendo do personagem




___________________________
Veja minha ficha clicando na sign

Meta-game - Usando imformaçoes em OFF para criar o ON Signlrc
xXSeanXx
xXSeanXx
Isis
Isis

Número de Mensagens : 630
Pontos : 5681
Reputação : 2
Data de inscrição : 02/06/2010

Ficha do personagem
Nome:
Profissão:
Clã:

Ir para o topo Ir para baixo

Meta-game - Usando imformaçoes em OFF para criar o ON Empty Re: Meta-game - Usando imformaçoes em OFF para criar o ON

Mensagem por Leon Kahn Vinfriedskov Sex Ago 27, 2010 12:01 am

"O que quero dizer e que se formos fazer uma ficha anti-Meta-game ela teria somente dados relacionados a descrição fisica."

Vixxx >.<
calma
deixar mais claro aqui que... no meu caso, oque eu faço, e como descrito em negrito e sublinhado la no post, eu coloco coisas o suficiente para ter uma otima relação com meu personagem sem ter dificuldade alguma, e nao só colocando descriçoes fisicas >.<

e o principal!!
de maneira alguma fiz esse post aqui no NAWs para insentivar pessoas a fazer o mesmo.. so expliquei como eu penso com relação a fichas, sobre o Meta-game involuntario e como pratico, nada de insentivo x_x
Leon Kahn Vinfriedskov
Leon Kahn Vinfriedskov
Esqueleto
Esqueleto

Número de Mensagens : 157
Idade : 32
Localização : -
Pontos : 5124
Reputação : 2
Data de inscrição : 25/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Meta-game - Usando imformaçoes em OFF para criar o ON Empty Re: Meta-game - Usando imformaçoes em OFF para criar o ON

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos