NAWS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[Guia] Ajude o seu mestre de RPG! De “bola de ferro” para “Maximus Player”!

+3
Lucario Moonlevar Befor
Cabrial
Lothar S. Mustang
7 participantes

Ir para baixo

[Guia] Ajude o seu mestre de RPG! De “bola de ferro” para “Maximus Player”! Empty [Guia] Ajude o seu mestre de RPG! De “bola de ferro” para “Maximus Player”!

Mensagem por Lothar S. Mustang Ter Out 20, 2009 7:01 am

Ajude o seu mestre de RPG! De “bola de ferro” para “Maximus Player”!


Em 04.08.09 - Artigos, por Tio Nitro (Retirado do site Paragons)

Você passa horas, sacaneando PDMs, matando mestres, frustrando vilões e acha
tudo isso muito divertido não é mesmo? Mas e o seu mestre? Se diverte também?

Ser mestre de RPG é padecer no Inferno. Não adianta dourar a pílula, não me venham com aquelas de “ah, mas você pode fazer tudo que você quiser”; depois de um tempo de estrada e muitas aventuras, a exigência dos seus jogadores aumenta e a responsabilidade do mestre vai aumentado a cada sessão.

Cada vez mais seus jogadores começam a exigir aventuras bem boladas, grandiosas, cheias de eventos memoráveis, vilões espetaculares e NPCs que vão além do “esse é o dono da Taverna “X”qualquer, Senhor Zé”. E aquelas vozes pedindo, exigindo, e te infernizando, querendo sempre mais, MAIS, MAIS! ARRRRRGGHHH!

[Guia] Ajude o seu mestre de RPG! De “bola de ferro” para “Maximus Player”! Dungeon_master_real_close_by_mataleonerj
"Estão vendo os cabelos brancos e o olhar de desespero mascarado por um sorriso cordial? Ele é um Mestre de RPG!"

Os jogadores normalmente não sabem como eles influenciam e limitam o mestre. Qualquer mestre mais experiente acaba se adaptando ao que seus jogadores mais gostam, mais curtem. Não tem jeito, se você faz algo que eles não curtem. É dose
para leão narrar para um grupo de zumbis ao redor da mesa, te fitando com olhares mortos e quase dormindo na sua frente enquanto você gasta todo o seu cuspe descrevendo uma cena que supostamente iria cativar a atenção deles. Assim, peço encarecidamente que procurem AJUDAR O SEU MESTRE, por que, sem ele galera, não tem RPG!

Bem para sair do modo “BOLA DE FERRO”, onde o mestre tem que ficar arrastando o jogador pela história, segue algumas dicas tiradas de observações de jogadores que me ajudaram em sessões de RPG:


1) SEJA CRIATIVO.

Participe da história, crie seu background, e invente uma personalidade mais colorida, com peculiaridades. Ninguém no mundo real é igual a ninguém, por que o seu personagem precisa ser o Guerreiro Genérico Número 234? Invente coisas que diferenciem seu personagem, vícios, gírias, caso de amor, trauma de infância, sabe se lá o que. Uma das coisas que mais travam o mestre são aqueles personagens “pudim de chuchu ambulante”, sacos de HP esperando para morrerem! Se você não é criativo, copie, se inspire em algum personagem de quadrinho, TV, seriado, etc. Imagine um anão com a personalidade do Locke do Lost? Doido demais!


2) LEVE AGRADOS PARA O MESTRE.

Esse é totalmente egoísta, mas se você levar uma agradinho para o seu mestre de jogo, ele vai ficar mais feliz, mais animado e mais criativo! Mas nada de tentar corromper, tentando comprar um ressurrection de graça ou achar que o mestre vai
maneirar com o seu personagem. Mestre bom é mestre que é justo quando o jogador não faz besteira mas detona quando acontece asneira atrás de asneira, há há há!


3) LEVE MULHERES PARA A MESA DE JOGO.

Pedido totalmente gratuito, X) !


4) DIALOGUE COM OS NPCS DO MESTRE.

Chega de “Olá – Flecha na testa”! Nada de sair como uma onda assassina de destruição matando tudo que se move pela frente. Maneirem na paranóia, dialoguem com os NPCs. E outra coisa, antes do mega combate final contra o vilão, dêem tempo para um diálogo épico entre vocês e o arquiteto do mal da vez. Eu ODEIO quando o mega vilão aparece e diz “a…” para ter como resposta um tsunami de
fireballs, call lightnings, flechas, espadadas, bombas ou vacas voadoras. Imagine a tosqueira se quando o Luke encontrasse com o Imperador, ele tacasse o sabre de luz na testa do infeliz antes do tal drama de “venha para o lado negro… venha para o lado negro…”.


5) SE O SEU PERSONAGEM MORRER, NADA DE CHORO!

Gente, perder personagens faz parte do RPG, sem isso o negócio fica meio sem sal, sem graça! Nada de ficar murrinhando, jogando dado na cabeça do mestre (sim, isso já aconteceu), ou rasgar a ficha de personagem! Primeiro, faça que a morte do personagem seja melodramática, épica, ou até mesmo cômica. Depois mande brasa no seu próximo personagem. Há, mais uma coisa, não crie versões clones do mesmo personagem, é tosco demais! A não ser que você esteja jogando Paranoia, nada de criar a versão 2.0 ou 3.0 do personagem que acabou de morrer. Explore novas classes, novas personalidades (quase escrevi novos sexos hahahahahaha).


6) SE DIVIRTA E FAÇA QUESTÃO QUE SEU MESTRE SE DIVIRTA TAMBÉM.

Porquê só o mestre precisa ficar preocupado com seus jogadores carentes de atenção e diversão? Os jogadores também estão nessa, eles tem que ter certeza que o mestre esteja curtindo rolar a aventura. Se o mestre estiver com cara de bravo, xingando, jogando dados nos jogadores (sim, isso já aconteceu!) ou cuspindo nos seus livros de RPG, alguma coisa está errada. Conversem com ele e vejam o que vocês podem fazer para ajudá-lo. Ou chamem o veterinário hahahahaha!

Bem, estou sem idéias por agora. Fiquem a vontade para colocarem o que vocês acham que os jogadores podiam fazer para a aliviar a TMR, a tensão de mestre de RPG.
Lothar S. Mustang
Lothar S. Mustang
Administrador
Administrador

Número de Mensagens : 1905
Idade : 33
Localização : É assim que fazemos no condado!
Pontos : 7788
Reputação : 25
Data de inscrição : 08/12/2008

Ficha do personagem
Nome: Lothar S. Mustang
Profissão: Guardião Real
Clã: Dark Scale

http://twitter.com/VermillionZ

Ir para o topo Ir para baixo

[Guia] Ajude o seu mestre de RPG! De “bola de ferro” para “Maximus Player”! Empty Re: [Guia] Ajude o seu mestre de RPG! De “bola de ferro” para “Maximus Player”!

Mensagem por Cabrial Ter Out 20, 2009 9:14 am

100% utel
Cabrial
Cabrial
Osíris
Osíris

Número de Mensagens : 3892
Localização : Não existo.
Pontos : 9611
Reputação : 0
Data de inscrição : 17/04/2009

Ficha do personagem
Nome: Sir Cabrial Goat Cardosoul
Profissão: Arruaceiro Revolucionário, Criador de Cabras Voadoras.
Clã:

Ir para o topo Ir para baixo

[Guia] Ajude o seu mestre de RPG! De “bola de ferro” para “Maximus Player”! Empty Re: [Guia] Ajude o seu mestre de RPG! De “bola de ferro” para “Maximus Player”!

Mensagem por Lucario Moonlevar Befor Ter Out 20, 2009 12:57 pm

100% util ²
Lucario Moonlevar Befor
Lucario Moonlevar Befor
Osíris
Osíris

Número de Mensagens : 1687
Idade : 31
Localização : SP
Pontos : 7247
Reputação : 0
Data de inscrição : 26/04/2009

Ficha do personagem
Nome: Lucario Moonlevar Befor
Profissão: Barão/Arcano
Clã: Corporação Rekenber

Ir para o topo Ir para baixo

[Guia] Ajude o seu mestre de RPG! De “bola de ferro” para “Maximus Player”! Empty Re: [Guia] Ajude o seu mestre de RPG! De “bola de ferro” para “Maximus Player”!

Mensagem por †Ignatyus Ter Out 20, 2009 2:41 pm

Cara, você nem imagina o quanto tocou na ferida de muitos x)

Eu sou uma das provas que, ser mestre é padecer do inferno D:

Principalmente quando você pensa em algo, mestra na esperança de se ter alguma reação e em resposta vem o típicos:

"- ................................."

Aí você fica olhando pros "membros do ritual", taca um dragão super overpower sayajin from hell of doom do tinhoso e todos reclamam "noooofaaaa, tá apelããão".

Eu vou postar um pra mestres aquí, posso? :)

Pode né?
_______
\/ next post
†Ignatyus
†Ignatyus
Esqueleto Arqueiro
Esqueleto Arqueiro

Número de Mensagens : 380
Localização : Em algum ponto no mapa perdido por deus.
Pontos : 6010
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/01/2009

Ficha do personagem
Nome: Ignatyus Arkadel
Profissão: Arcano. Necromante.
Clã: ???

Ir para o topo Ir para baixo

[Guia] Ajude o seu mestre de RPG! De “bola de ferro” para “Maximus Player”! Empty Re: [Guia] Ajude o seu mestre de RPG! De “bola de ferro” para “Maximus Player”!

Mensagem por †Ignatyus Ter Out 20, 2009 2:50 pm

01 - Cative os jogadores
Os jogadores ficam sem vontade de jogar com muita facilidade se a aventura não for interessante. Seja surpreendente, dê certas viradas na história quando eles menos esperarem (e estiverem bocejando). Faça-os tomar uns sustos, descobrindo que seu melhor amigo Npc é um traidor ou que o seu grande inimigo é na verdade um covarde assustado de quem eles deveriam ter pena. Crie um clima, focando bem cenas marcantes para que os jogadores se sintam dentro do jogo. Estes detalhes tornam a aventura mais interessante para os jogadores, mas lembre-se de não querer fazer uma história perfeita, isso nunca dá certo. Se esforce o máximo possível, mas o que der errado deixe para trás. Esteja pronto para mudar o rumo da história ao menor sinal de desinteresse.

02 - Destrua as crises de Megalomania
Cuidado! Você que está começando agora e pode ficar meio empolgado com todo o poder que você vai ter nas mãos ( Meu Deus! Vou fazer um antediluviano ). Lembre-se que você é um mediador, um narrador, não um carrasco que tem que mostrar poder! Você tem que divertir os jogadores e guiá-los, não espancá-los. É muito comum pro mestre iniciante fazer aqueles NPCs poderosos, cheios de poderes e indestrutíveis. Só que os jogadores têm os seus defeitos e qualidades, e não são super-heróis. Faça NPCs como eles! Um bom personagem é aquele legal de interpretar, bem complexo, e não aquele cheio de poderes que pode destruir o planeta.

3 - Não Seja Preguiçoso!
Existem mestres que querem que a aventura flua rapidamente pra chegar onde eles querem (“Narrador: bem pessoal! Vocês viajam por um tempo e logo chegam...”), e aí, todas as vezes que os jogadores arrumam um problema que vai complicar tudo no meio do caminho, eles simplesmente deixam de lado as complicações e entregam tudo de mão beijada para que os jogadores possam se safar logo. Se o cara resolveu tirar a roupa no meio da rua, se isso for num país de primeiro mundo, um policial com certeza vai detê-lo e vai levar o indivíduo pra cadeia. Mesmo que com isso vocês percam um bom pedaço de cena.

4 - Esteja Pronto Pra Tudo!
Se você está rolando uma aventura que se passa em Lighthalzen, que tal você dar uma lida sobre a história da cidade, os enredos das quests locais e tudo mais? Se de repente o cara resolve que quer entrar num museu de arte em Lighthalzen, você sabe como é o tal do museu e não tem que inventar nada. Assim, evitando que um cara que saiba mais que você te desminta depois. E se a aventura estiver rolando em Ash Vacuum? Que tal você manjar um pouquinho mais sobre o mundo? Esteja preparado para qualquer pergunta dos jogadores e para qualquer ação que você nem imaginou que eles poderiam fazer... E fizeram! Tenha tudo à mão, para poder agir de imediato, assim quando surgir à pergunta, você pode dar a resposta na lata!

5 - Seja Criativo
Você tem que ser surpreendente, maluco, inovador, diferente! Olha, apesar de vocês estarem rolando uma aventura em Brasilis, por exemplo, que tal o presidente que os jogadores vão encontrar ser um personagem que você criou, ao invés do Lula ou o FHC? Pense até que ponto você quer usar realidade demais na história, o entretenimento da sua criatividade pode ser legal.

6 - Seja Imparcial
Falar desse tema sempre é muito difícil, procure sempre pensar antes de dizer “você foi aniquilado”, quando você é amigo de longa data de um dos participantes do jogo, mas nem por isso você vai aliviar a barra do cara. Procure manter o meio termo, não pendendo para um lado. Uma técnica que costumava utilizar quando estava começando a mestrar era “rolar um dado de sorte a cada 30 min de jogo”, o dado pode ditar as regras do jogo, caso esse dado tenha um resultado baixo coisas ruins começam a acontecer com um jogador, caso seja alto, coisas boas... Mas lembrando, imparcialidade é apenas bom senso em game.

7 - Deixe os jogadores agirem
Meu, eu sei que você planejou esta história até o final, com todo o carinho e dedicação... Mas pode ter certeza que vai aparecer um jogador super criativo e vai dar um jeito de mudar totalmente o rumo das coisas, resolvendo uma das tuas tramas de modo tão fácil que você vai ficar sem reação. Como diz a dica 4, esteja preparado para tudo... Só não vai dar um jeito de detonar o que o moleque fez e voltar a tua história. Ele vai se sentir um nada. Não esqueça que o RPG é um jogo só com começo, porque quem faz o meio são os jogadores, até chegar ao fim, que muito provavelmente vai ser totalmente diferente do que você imaginou. Deixe a aventura correr solta! O mais legal de ser mestre é o desafio de inventar algo novo a cada minuto! (Não leve esse trabalho pro lado extressante, err D:)

8 - Seja o meio-termo
RPG é diversão! Não seja um mestre muito sério ou metódico que tira pontos ou distribui balas perdidas aos jogadores que tiverem soltado uma piadinha. Mas também não afrouxe muito. Tem aquela pessoa que quer transformar o jogo num show humorístico, e não é assim. Fique no meio-termo e tudo vai se resolver.

9 - Ajude os iniciantes
Pior do que um mestre que se acha é aquele que acha que todo mundo tem de saber tanto quanto ele. Cara, você também já foi iniciante um dia! Ajude quem está começando a entrar no clima... Dá um desconto pros caras! E vou te falar: não deixe que os jogadores mais experientes se aproveitem da inexperiência de quem ta chegando agora e tripudiem do cara! Se liga!

10 - Esqueça um pouco os Dados
Se você ficar se apegando muito, as rolagens de dados e às regras o jogo vai ficar um porre. Tente só usar os dados quando estritamente necessário (No caso de lutas, utilize do dado+bom senso). Privilegie a interpretação e o seu bom-senso. Se o personagem do cara é um artista de circo e quer pular de um sofá pro outro, você vê necessidade de rolar um dado? Eu não! E se o cara tem uma excelente interpretação e um papo perfeito pra convencer o guarda a não cobrar a multa, você acha que vai rolar os dados para isso?Boa diverção...


D:"
†Ignatyus
†Ignatyus
Esqueleto Arqueiro
Esqueleto Arqueiro

Número de Mensagens : 380
Localização : Em algum ponto no mapa perdido por deus.
Pontos : 6010
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/01/2009

Ficha do personagem
Nome: Ignatyus Arkadel
Profissão: Arcano. Necromante.
Clã: ???

Ir para o topo Ir para baixo

[Guia] Ajude o seu mestre de RPG! De “bola de ferro” para “Maximus Player”! Empty Re: [Guia] Ajude o seu mestre de RPG! De “bola de ferro” para “Maximus Player”!

Mensagem por Hitori Ookami Seg Dez 28, 2009 8:48 pm

só discordo da parte do parar pra falar com o vilão se o seu personagem não teria intenção de oferecer chance de rendição ou tentar persuadir o vilão... Vilões inteligentes sabem usar de artificios pra impedir isso como vozes penetrantes, palanques altos, mega-fones, mensagens de hologramas, pergaminhos magicos, papagaios, cartas convenientes, mensageiros...
Hitori Ookami
Hitori Ookami
Esqueleto
Esqueleto

Número de Mensagens : 187
Pontos : 6006
Reputação : 5
Data de inscrição : 04/06/2008

Ficha do personagem
Nome: Hitori Ookami
Profissão: Algoz
Clã: Guarda Continental XII

Ir para o topo Ir para baixo

[Guia] Ajude o seu mestre de RPG! De “bola de ferro” para “Maximus Player”! Empty Re: [Guia] Ajude o seu mestre de RPG! De “bola de ferro” para “Maximus Player”!

Mensagem por Shiki ~ Seg Dez 28, 2009 9:44 pm


5) SE O SEU PERSONAGEM MORRER, NADA DE CHORO!

Gente, perder personagens faz parte do RPG, sem isso o negócio fica meio sem sal, sem graça! Nada de ficar murrinhando, jogando dado na cabeça do mestre (sim, isso já aconteceu), ou rasgar a ficha de personagem! Primeiro, faça que a morte do personagem seja melodramática, épica, ou até mesmo cômica. Depois mande brasa no seu próximo personagem. Há, mais uma coisa, não crie versões clones do mesmo personagem, é tosco demais! A não ser que você esteja jogando Paranoia, nada de criar a versão 2.0 ou 3.0 do personagem que acabou de morrer. Explore novas classes, novas personalidades (quase escrevi novos sexos hahahahahaha).

Ta faltando um pouco disso no rag neh '-'
Sim,upar um personagem é dificil,e não,não da vontade de criar outro.
Mas por tanta coisa,Nifflheim virou praça,qualquer um entra e sai.O povo quase nem lembra o que é Valhalla.
.-.
Shiki ~
Shiki ~
Múmia Anciã
Múmia Anciã

Número de Mensagens : 985
Idade : 29
Pontos : 6289
Reputação : 0
Data de inscrição : 11/11/2009

Ficha do personagem
Nome: Onizaki Shiki
Profissão: Bronze Scale
Clã: Dark Scale

Ir para o topo Ir para baixo

[Guia] Ajude o seu mestre de RPG! De “bola de ferro” para “Maximus Player”! Empty Re: [Guia] Ajude o seu mestre de RPG! De “bola de ferro” para “Maximus Player”!

Mensagem por Rafael "Alexander" M. Seg Dez 28, 2009 9:45 pm

GOLD - RESPEITE O CENÁRIO.

Se todo mundo seguisse essa eu ja poderia morrer feliz.
Rafael
Rafael "Alexander" M.
Múmia Anciã
Múmia Anciã

Número de Mensagens : 903
Idade : 504
Localização : Satélite Voador da Liga da Esbórnia
Pontos : 6450
Reputação : 0
Data de inscrição : 10/06/2009

Ficha do personagem
Nome: Alexander Eisenheim III / Bigode Humano
Profissão: Super Herói
Clã: Organização VII, Guilda dos Templários, Império de Moskovia, Exército do Príncipe Embaixador Croix Marollo, Irmandade dos Templários de Heimdall, Liga da Esbórnia

Ir para o topo Ir para baixo

[Guia] Ajude o seu mestre de RPG! De “bola de ferro” para “Maximus Player”! Empty Re: [Guia] Ajude o seu mestre de RPG! De “bola de ferro” para “Maximus Player”!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos