NAWS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[Guia] Inspirações para o Mestre - Livros!

Ir para baixo

[Guia] Inspirações para o Mestre - Livros! Empty [Guia] Inspirações para o Mestre - Livros!

Mensagem por Rachiele Seg Dez 28, 2009 8:57 pm

Olá!
Seguindo o exemplo do Lothar, visitei o site de RPG RPG DM, de onde tirei essa postagem.
A mesma matéria pode ser lida no seguinte endereço:
http://rpgdm.erickpatrick.net/2009/12/fontes-inspiracao-livros/

Todos os créditos ao Narrador Erick Patrick, dono do Blog! =)
-----------------------------



Depois de começar a falar em como conseguir personagens memoráveis, nada melhor que trazer um pouco de inspiração para conseguir, não é verdade? Com certeza, vocês já ouviram em inúmeros outros blogs que o cinema é uma ótima fonte de inspiração, já que temos inúmeros filmes por aí que condizem com os estilos de jogo que queremos.

Dos medievais como o Coração de Dragão aos futurísticos como Blade Runner ou Matrix o que não falta é filme pra se inspirar. Mas, venho hoje trazer duas fontes alternativas. A primeira e mais lógica, principalmente para o RPG de mesa, um jogo essencialmente imaginativo, são os livros!

Pense aí você, há quanto tempo a indústria cinematográfica existe? 50, 80 ou 100 anos? Talvez mais ou talvez menos… Mas pense aí também, há quanto tempo os livros são usados? 500, 800, 1000 anos? Mais? Com certeza, os livros são a maior fonte de inspiração que podemos buscar. Imagine um tema que você quer abordar na sua sessão ou campanha. Vá atrás, faça uma pequena pesquisa na internet ou, de preferência, na biblioteca mais próxima e achará um, dois, talvez inúmeros livros falando sobre.

Eu mesmo, certa vez, criei um personagem que tinha pareidolia e era louco por conspiração além de mania de peseguição. Imagine a combinação: Alguém que vê rostos e imagens concretas em lugares nada comuns, como num monte de pipocas sobre uma mesa e que simplesmente era não parava de achar que estava sendo perseguido por agentes do governo que queria tirá-lo das ruas por ser uma ameaça ambulante?

Uma composição meio estranha à primeira vista, mas depois que você lê um pouco, faz um pequeno estudo sobre aquilo que você está buscando fazer, tudo parece mais fácil. Muitos dizem que inspiração é algo inato, se tem ou não. Já acho o contrário, com um pouco de persistência, estudo e buscando sempre completar seu desafio, se consegue. Isso que é inspiração para mim.

É claro, as vezes vem um lampejo que lhe traz aquela idéia, mas, quantas vezes — pense bem na resposta — quantas vezes que esse estalo veio realmente do nada? Digo… Você nunca tinha pensado em fazer algo ou sequer tinha parado pra buscar fazer algo e do nada veio essa idéia? Pouquíssimas ou diria. Na maioria das vezes, o que temos, nada mais é que o nosso subconsciente trabalhando por nós.

Nossas memórias recentes continuam, sem termos noção concreta disso, fazendo interligações entre os assuntos, entre os pontos, buscando colocar os pingos nos is! Daí, uma hora aparece, já que a nossa busca fica, digamos, martelando na nossa cabeça!

Então, quando puder — e aconselho que seja sempre — busque nos livros suas inspirações. Inúmeros são os livros sobre idade média que você pode ler para poder ajudar a criar o background do seu personagem, ou mesmo para buscar imagens que ajudem a desenha-lo, ou ainda onde você possa possa pegar traços psicológicos para poder dar um charme a mais.

O que eu quero que vocês tenham em mente é que, na minha opinião, não se deve limitar os personagens a meros valores númericos — a.k.a. Valores de atributos e perícias — mesmo que esses números também sejam capazes de descrever como seu personagem é, eles são simplesmente guias, indicações do que seu personagem pode ser. Não demonstra ralmente aquilo que você tem na sua cabeça.

Vocês já devem ter percebido o quanto sou aficcionado por descrição. Como disse logo acima, RPG mexe muito com a parte imaginativa da pessoa, boa descrições sempre ajuda a deixar a sessão mais legal, mais animada, com todos prestando atenção para não perder um detalhe sequer!

A próxima fonte pessoal, trago em outro post! Só pra deixar o gostinho e a curiosiodade de vocês mais atiçada, no próximo vou falar sobre música! Então, aguardem e até lá!

Rachiele
Rachiele
Esqueleto Arqueiro
Esqueleto Arqueiro

Número de Mensagens : 243
Idade : 48
Localização : Carapicuiba - SP
Pontos : 6019
Reputação : 0
Data de inscrição : 05/06/2008

Ficha do personagem
Nome: Rachiele Nathaly
Profissão: Monja
Clã: Nenhum

http://www.otolofala.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos